AERO Magazine
Busca

Spaceship Two

Spaceship Two testa sistema em voo planado

Virgin Galactic reduziu a velocidade para a reentrada da nave


Em 1º de maio, a Virgin Galactic testou com sucesso o sistema que, no veículo suborbital SpaceShip Two permite a reentrada da nave a velocidades compatíveis às camadas mais densas da atmosfera. O ensaio foi realizado com voo planado do SpaceShip Two, acima do Mojave Air & Space Port, na Califórnia. Foi o quarto ensaio de voo livre, sem motores a foguete instalados. O anterior foi realizado em 24 de fevereiro. 

Neste voo, os pilotos Mark Stucky e Mike Masucci acionaram o sistema feather que eleva os dois mastros da cauda após a liberação da nave-mãe WhiteKnight Two. Em seguida a cauda foi baixada, restaurando a configuração normal e planaram para o pouso na pista de Mojave. Este teste foi é a etapa mais recente do programa seguindo-se a operação do feather em altitudes menores, onde o ar é mais denso, reproduzindo os futuros voos com turistas espaciais. 

A Virgin Galactic não divulgou a sequência dos testes. Segundo informações, deverão ser realizados, ao todo, dez voos planados para o início dos voos “motorizados”. O fabricante espera uma grande evolução no programa de testes, ainda em 2017. Se tudo correr normalmente, os voos comerciais poderão ser iniciados em 2018, embora Sir Richard Branson, fundador da Virgin Galactic, não tenha revelado um cronograma rígido para o início das operações. Branson chegou a declarar: “Já estabeleci datas em outras ocasiões e me enganei redondamente”. 

Por Ernesto Klotzel
Publicado em 03/05/2017, às 12h24 - Atualizado às 12h34


Mais Notícias