AERO Magazine
Busca

Alta pressão

Entenda os problemas com o compressor do motor do programa Falcon 5X

Falha, que provocou novo atraso no desenvolvimento do novo jato da Dassault, atinge determinados regimes de potência e afeta aceleração da aeronave


Especial NBAA by 

A Dassault Falcon anunciou que o programa Falcon 5X sofrerá um novo atraso. O cronograma atual, previsto para 2020, deverá ser impactado por novas falhas no motor Safran Silvercrest. 

O CEO e Chairman da Dassault, Eric Trappier, se disse supreendido com a notícia, que teria sido repassada à Dassault dias antes do início da NBAA-BACE. De acordo com o executivo, durante os ensaios em voo, o Silvercast mostrou novas deficiências, que devem atrasar em alguns meses o programa Falcon 5X. Originalmente, o avião deveria ter entrado em serviço no primeiro semestre de 2017.

Em princípio, a Dassault não considera cancelar a parceria com a Safran, mas admite que todas as opções estão na mesa agora. Fontes na indústria afirmam que desde o início do ano os engenheiros trabalham numa alternativa para a substituição do motor, que deverá ser fornecido por outro fabricante.

O que está havendo? 

De acordo com a Safran, o problema não está no desenho do motor, mas, sim, no compressor de alta pressão, que tem apresentado falhas em regimes específicos. Entre os problemas encontrados nos últimos ensaios em voo, conduzidos no Texas, está a perda de eficiência do compressor em grandes altitudes e baixas velocidades. Nessas condições, falta capacidade de resposta. Isto é, o motor não entrega a aceleração ou desaceleração adequadas conforme o esperado.

O Silvercrest possui uma arquitetura nova, com um fan de titânio construído em peça única, tracionado por uma turbina de baixa pressão de quatro estágios. A grande diferença em relação à solução padrão do mercado está no compressor de alta pressão, composto por um compressor axial de quatro estágios combinado com um compressor único de fluxo centrífugo, ambos tracionados por uma turbina de alta pressão. Os atrasos anteriores estavam relacionados a problemas com o sistema de dissipação de calor de óleo.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 11/10/2017, às 09h11 - Atualizado às 09h44


Mais Notícias