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Com 14 motores

NASA testa nova aeronave elétrica

Projeto promete acelerar o lançamento de um avião com emissão zero de poluentes


A Nasa está desenvolvendo um avião elétrico que promete acelerar o lançamento de uma aeronave que não emita poluentes, utilize menos energia e possua uma velocidade maior do que a das aeronaves atuais.

O projeto chamado X-57 acomoda apenas o piloto; entretanto, a agência espacial já planeja aeronaves que transportem um número maior de pessoas e de carga.

O X-57 conta com 14 motores elétricos e suas hélices são montadas em asas muito finas que não podem aumentar a carga experimental prevista em operações de decolagem e pouso. Este ponto negativo é compensado pelo grande número de hélices no bordo de araque da asa, que sopram ar sobre elas mesmas, aumentando a sustentação do avião.

X-57

Dos 14 motores utilizados na decolagem e no pouso, apenas dois são necessários após a aeronave atingir o regime de cruzeiro. Os desenvolvedores do avião, que terá um alcance limitado em torno dos 160km e até 1h de autonomia, esperam que à medida que a tecnologia das baterias for evoluindo, possa ocorrer um aumento significativo na potência.

A Nasa tem quatro anos para desenvolver o X-57. O primeiro passo é a conversão de um bimotor italiano Tecnam em um avião totalmente elétrico. Assim, a agência espera poder demonstrar que a mudança para um sistema de distribuição elétrico dependente de 14 motores é cinco vezes mais eficiente, em termos de energia, quando comparado a uma aeronave ortodoxa.

Atualmente, a aviação comercial contribui com até 11,5% para o total de emissões de poluentes geradas por atividades de transporte nos EUA. Já em âmbito global, esta taxa representa somente 3%.

Ernesto Klotzel
Publicado em 22/06/2016, às 14h30 - Atualizado em 24/06/2016, às 16h31


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