AERO Magazine
Busca

Luz do Sol

Energia solar para aviação

Legado do Solar Impulse será a criação de novas tecnologias


O Solar Impulse fez história ao completar a primeira volta ao mundo utilizando apenas energia solar. O avião pousou no ponto de partida do projeto, em Abu Dhabi, às 4h05 (hora local), depois de voar o último trecho de sua rota, com duração de 48 horas e 37 minutos, saindo da cidade do Cairo.

Dezenas de empresas apoiaram o projeto, entre elas a ABB, especialistas em soluções em energia. Entre os desafios da equipe de engenheiros da companhia estava em maximizar o rendimento da energia de células solares, integrando energia renovável aos sistemas de distribuição de eletricidade, além de melhorar a eficiência energética.

Um dos maiores entraves do uso de energia elétrica na aviação é a capacidade de armazenamento das atuais baterias. No caso, do uso da luz solar como fonte de geração de energia elétrica, soma-se a baixa capacidade das placas fotovoltaicas existentes. Embora eficientes em geração para resistências e até indústria, a capacidade ainda é limitada para atender aos requisitos da aviação.

Em sua jornada, o Solar Impulse fez escalas em quatro continentes (Ásia, América do Norte, Europa e África) e voou através de dois oceanos (Pacífico e Atlântico), assim como o Mar Mediterrâneo e a Península Arábica. Nesse trajeto, ele estabeleceu vários recordes novos para a aviação, incluindo o solo de mais longa duração para um avião (117 horas, 52 minutos), alcançado por André Borschberg, no trecho do Japão para o Havaí, e a primeira travessia do Oceano Atlântico em um avião solar, realizada por Bertrand Piccard.

“Este é um acontecimento verdadeiramente histórico, com enorme significado simbólico”, disse o CEO da ABB, Ulrich Spiesshofer. “Ele demonstra claramente que, com espírito pioneiro e tecnologias limpas podemos dar a volta ao mundo sem consumir os recursos naturais da Terra”.

“É um início histórico para as energias renováveis e as tecnologias limpas, não só para a aviação”, disse Bertrand Piccard, pioneiro, presidente e piloto do Solar Impulse quando chegou a seu destino.

Redação
Publicado em 28/07/2016, às 12h00 - Atualizado às 13h40


Mais Notícias