AERO Magazine
Busca

Aviação executiva e geral


EMBRAER ENTREGA PRIMEIRO PHENOM 300 AMERICANO
A Embraer entregou o primeiro jato executivo Phenom 300 fabricado pela unidade da empresa em Melbourne, estado da Flórida, nos Estados Unidos. O cliente, não revelado, vai utilizar a aeronave para deslocamentos entre as diferentes filiais de sua empresa. O Phenom 300 tem capacidade para até 11 ocupantes. No Brasil, a Embraer realizou voo inaugural do terceiro protótipo do jato executivo Legacy 500.

AERONAVE ELÉTRICA FAZ SEU PRIMEIRO VOO NA EUROPA
O SportStar EPOS (Eletric Power Small Aircraft), um projeto da Evektor Radek Sury em parceria com a Rotex Eletric, Aerospace Pesquisa e Teste de Criação e a Faculdade de Tecnologia da Informação da Universidade de Tecnologia de Brno, fez seu primeiro voo a partir do aeroporto de Kunovice, na República Tcheca. A aeronave movida a energia elétrica voou por aproximadamente 10 minutos, aterrissando com sucesso. Em seguida, partiu para um novo voo. A aeronave foi sustentada por um motor elétrico durante cerca de 30 minutos. O SportStar EPOS está equipado com uma asa trapezoidal prolongada e é alimentado por um motor elétrico de 50 kW. O objetivo, segundo o fabricante, é desenvolver uma aeronave que possa ser utilizada tanto por clientes particulares quanto por escolas de voo (um avião adequado para treinamento de pilotos iniciantes). A primeira apresentação do SportStar EPOS ao público será na Aero Friedrichshafen, na Alemanha, uma das maiores exposições de aviação geral da Europa, que será realizado de 24 a 27 Abril de 2013.

PILATUS DEVE ANUNCIAR SEU JATO NA EBACE
A Pilatus planeja revelar durante a EBACE, principal feira de aviação executiva da Europa, os detalhes iniciais de seu primeiro avião a jato, o bimotor PC-24. A informação foi confirmada pela organização do evento, que acontece neste mês de maio, na Suíça. A Pilatus reconheceu publicamente o desenvolvimento do PC-24 ao longo dos últimos dois anos, mas nenhum detalhe da aeronave foi divulgado até agora. A empresa é especializada em monoturbo-hélices militares e executivos. O PC-12, último avião executivo lançado pela Pilatus, entrou em serviço em 1994 e já conta com 1.100 unidades vendidas.

GOODYEAR INICIA CONSTRUÇÃO DE NOVOS DIRIGÍVEIS
A Goodyear começa a construir neste mês o Zeppelin LZ N07-101, o primeiro de uma série de novos dirigíveis, em seu hangar situado próximo à cidade de Akron, em Ohio (EUA). A nova geração dos blimps substituirá a frota existente. A construção da nova aeronave, segundo a empresa, levará de seis a sete meses, incluindo a estrutura e a instalação de avançados sistemas de bordo e de controle de voo. Já a certificação e o treinamento da equipe deverão acontecer somente no primeiro semestre de 2014. De acordo com a Goodyear, o novo dirigível será maior, mais rápido e mais fácil de pilotar, se comparada aos modelos da atual geração. Ao longo de sua história, a Goodyear construiu e operou mais de 300 veículos aéreos desde 1917.

EASA CERTIFICA NOVOS JATOS DASSAULT FALCON
A Agência Europeia de Segurança de Aviação (EASA, na sigla em inglês) certificou os novos jatos executivos da Dassault. Os modelos da família Falcon 2000S e 2000LXS ainda aguardam aprovação da FAA, que deverá sair em breve. O 2000S é o novo jato entry level da marca, já o 2000LXS combina o desempenho em operações em pistas curtas do 2000S com as capacidades de longo alcance do 2000LX. O 2000LXS substituirá o LX ainda neste ano de 2013. Ambos estão equipados com aviônicos EASy II e sistema de entretenimento FalconCabin HD+. O Falcon 2000S começará a ser entregue no segundo trimestre de 2013. "Os novos Falcons exibem o mesmo conforto, desempenho e eficiência que fizeram as aeronaves Falcon 2000 uma das mais bemsucedidas linhas de jato bimotores de cabine grande na indústria", disse John Rosanvallon, presidente e CEO da Dassault Falcon Jet.

CESSNA CORVALIS TTX COMPLETA PRIMEIRA SÉRIE DE TESTES
O Cessna Corvalis TTX completa sua primeira série de voos experimentais em Kansas, nos Estados Unidos. Foram 275 voos em 339 horas no ar. "No decorrer dos testes, o piloto alcançou 17 mil pés de altitude e velocidade de 213 kts (394 km/h). O TTX é a aeronave a pistão monomotora de trem fixo mais rápida do mundo", afirma Brian Steele, líder de negócios do TTX na Cessna. O Cessna Corvalis TTX pode atingir uma velocidade máxima de 235 kts (435 km/h) e tem autonomia para atravessar os EUA com apenas uma escala. O monomotor é o primeiro avião a ser equipado com o sistema de aviônicos Glass Cockpit Garmin G2000. Ele tem a capacidade de voar em condições climáticas adversas, como neve.

GOVERNO DESONERA TÁXIS-AÉREOS
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou medidas de desoneração tributária que vão beneficiar os táxis-aéreos e prestadores de serviços de infraestrutura aeroportuária, entre outras empresas. Com a intenção de aumentar a competitividade da economia brasileira, o governo vai promover a elevação do limite de faturamento das empresas que são tributadas no sistema de lucro presumido e a ampliação da desoneração da folha de pagamentos para mais 14 setores, além dos que já gozam desse benefício. A iniciativa, que terá validade a partir de 1º de janeiro de 2014, prevê a eliminação da contribuição previdenciária patronal de 20% sobre a folha de pagamentos e, no lugar, o setor passará a pagar alíquota de 1 ou 2% sobre o faturamento. Além do transporte aéreo comercial não regular e das empresas prestadores de serviços nos aeroportos, estão entre os beneficiados outros setores dos transportes (como rodoviário de carga e rodoviário de passageiro sob o regime de fretamento), comunicação (jornais e revistas) e de construção. A renúncia fiscal estimada para os táxis-aéreos é de R$ 40 milhões no ano que vem.

Redação
Publicado em 18/04/2013, às 12h49 - Atualizado em 27/07/2013, às 18h45


Mais Notícias