AERO Magazine
Busca

Investigação em curso

Autoridades encontram caixa-preta do Airbus da EgyptAir

O segundo gravador foi encontrado em local próximo aos destroços da cabine



Airbus A320 pode ter sofrido sobrecarga elétrica

As equipes multinacionais de busca encontraram a segunda caixa-preta do Airbus A320 da EgyptAir, que cumpria o voo MS804, e caiu no Mediterraneo horas após partir de Paris rumo ao Cairo.

De acordo com os investigadores que participam das buscas, a primeira caixa-preta foi encontrada na quarta-feira (15), o que facilitou as buscas pela segunda, que estava relativamente próxima.

As equipes que participam das buscas do avião da EgyptAir encontraram a segunda caixa-preta do Airbus A320 que caiu no Mar Mediterrâneo no dia 19 de maio com 66 pessoas a bordo, informaram nesta sexta-feira (17) as autoridades egípcias.

Os destroços da cabine do avião tinham sido localizados pelo navio frances pertencente a Deep Ocean Search (DOS), que participa das operações. Outro navio especializado, o John Lethbridge, realizou as buscas dos destroços na região próxima à ilha grega de Creta. Com um sistema de sonar que pode fazer imagens do fundo do oceano em alta resolução, ele auxilia no mapeamento da área. Além disso, o navio conta também com um robô submarino que pode trabalhar em profundidade de até 6 mil metros.

A busca pela caixa-preta se tornou possível após o navio da marinha francesa, Laplace, ter detectado os sinais emitidos pelos dois dispositivos no dia 1 de junho. O receio das equipes de busca era o prazo para as baterias perderem totalmente a carga, estimado para o dia 24 de junho. Sem o sinal as buscas seriam mais complexas, como ocorreu com o voo AF447, que caiu no meio do Atlântico Sul, num voo entre o Rio de Janeiro e Paris.

Alguns investigadores acreditam que o avião da EgyptAir caiu após um incêndio numa das baias de aviônicos, que pode ter levado ao colapso dos sistemas da aeronave. Caso comprovado, esse será um dos eventos mais raros e isolados da aviação. 

Redação
Publicado em 17/06/2016, às 16h30 - Atualizado às 17h00


Mais Notícias