AERO Magazine
Busca

Experiência compartilhada

Azul e PUC criam projeto para pesquisa nas áreas de segurança e fatore humanos

Parceria inclui centro de estudos com intercambio de informações entre mercado e acadêmia


A Azul Linhas Aéreas Brasileiras e a PUC-RS inauguram uma sala de estudos dentro da Escola Politécnica da Universidade, uma iniciativa pioneira no país que tem por objetivo propor novas contribuições para o universo acadêmico e profissional da aviação.

Por meio da colaboração entre alunos e professores do curso de ciências aeronáuticas, a iniciativa visa estimular o desenvolvimento de estudos nas áreas de segurança e fatores humanos (comportamentos preventivos da tripulação), contribuindo com ideias para o aprimoramento desses processos.

Para o coordenador do curso de ciências aeronáuticas da universidade, Lucas Fogaça, o novo espaço vai ampliar a contribuição de conhecimento entre a instituição de ensino e a Azul. “A empresa trará desafios reais e os alunos e pesquisadores da graduação e pós-graduação poderão desenvolver as soluções”, projeta.

O projeto pioneiro no Brasil possui diversos similares no exterior, não apenas na aviação, incluindo áreas diversas que são apoiadas por empresas e corporações interessadas em obter soluções através do mundo acadêmico.

“Tenho certeza de que a inauguração desse espaço aproxima a universidade da indústria e do mercado profissional. Queremos dar oportunidade aos projetos que surgem no mundo acadêmico e que possam ser aplicados na companhia, valorizando ainda mais a segurança, que é o nosso principal valor ”, destaca o comandante Ivan Carvalho, diretor de Segurança Operacional da Azul.

O responsável pelo ambiente será Bruno Godoy, professor do curso de Ciências Aeronáuticas da PUC-RS e comandante da Azul. “Realizaremos uma troca de conhecimentos. Os dados relacionados à segurança de voo e gestão empresarial irão gerar pesquisas”, comenta.

Redação
Publicado em 23/08/2018, às 16h00 - Atualizado em 17/01/2022, às 16h38


Mais Notícias