AERO Magazine
Busca

Estratégia em meio a tensão

Secretário de Defesa dos EUA ordena que porta-aviões permaneça no Mediterrâneo

Decisão pode ter ligações com crescente crise da Rússia com a Ucrânia e a Otan


O USS Harry S. Truman (CVN 75) foi o oitavo navio da classe USS Nitmiz a ser construído | Foto: Us Navy

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, ordenou que o porta-aviões USS Harry S. Truman (CVN-75), permaneça no Mar Mediterrâneo, ao invés de seguir para o Oriente Médio, como era o planejado.

De acordo com o site Sputnik, a decisão é por conta das crescentes tensões envolvendo a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), os Estados Unidos, a Ucrânia e a Rússia.

O CVN-75 chegou ao Mar Mediterrâneo em 14 de dezembro, após partir da importante estação naval de Norfolk, no estado norte-americano da Virgínia, em 1 de dezembro.

A grande embarcação, está operando sob responsabilidade da Sexta Frota dos EUA, e recebe uma poderosa escolta de outros navios, bem como de aeronaves que garantem a segurança aérea.

“Essas implantações são dinâmicas por natureza e devido à nossa política de segurança operacional”, disse Bill Speaks, capitão e porta-voz do Comando Europeu à Usni News.

Do lado ucraniano junto com a Otan, existe um grande temor que militares russos invadam Kiev, capital da Ucrânia. Por outro lado, a Rússia nega qualquer intensão de invasão, no entanto, o governo de Vladimir Putin não esconde a preocupação que sejam instalados mísseis no país viznho, que dependendo do modelo, podem atingir a capital Moscou em questão de minutos.

“Estamos seriamente preocupados com o aumento substancial, não provocado e injustificado do exército russo nas fronteiras da Ucrânia nos últimos meses, e rejeitamos as falsas alegações russas de provocações ucranianas e da Otan", publicou a organização.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 29/12/2021, às 11h35


Mais Notícias