AERO Magazine
Busca

Processo facilitado

Pilotos brasileiros podem emitir CMA na Europa e validar documento no Brasil

Anac adota novo procedimento para auxiliar profissionais que vivem no exterior e estão impossibilitados de viajar ao país


CMA europeu deverá ser enviado para a Anac através de um e-mail

A Anac divulgou que passará a convalidar os certificados de saúde emitido na Europa para pilotos brasileiros. A mudança ocorre em meio as grandes restrições sanitárias relacionadas à pandemia de covid-19, que inviabilizou os aviadores brasileiros que trabalham no exterior retornarem ao Brasil para realizar exames médicos necessários à renovação do Certificado Médico Aeronáutico (CMA).

Em comum acordo entre a Anac e a EASA, a autoridade europeia de segurança da aviação, será convalidado sem restrições o documento emitido na Europa. Com isso, o piloto brasileiro poderá realizar o exame médico e obter o CMA sob as regras europeias, bastando remeter o documento à Anac para a devida validação e emissão do documento no Brasil.

Com o CMA europeu em mãos, o piloto deve remeter a documentação à Anac através do email gtfh@anac.gov.br Vale ressaltar que o procedimento estabelecido é válido para os CMA emitidos pela EASA apenas durante o período de pandemia de covid-19.

O processo tem como objetivo manter a capacitação dos profissionais, considerados ainda mais fundamentais no momento atual. O transporte aéreo tem tido papel importante no combate à doença, possibilitando o envio de centenas de toneladas de itens médios e hospitalares ao redor do mundo.

  • Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 15/07/2020, às 16h30 - Atualizado às 16h45


Mais Notícias