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Em parceria com a CFM

Maior avião de passageiros do mundo fará teste com motor a hidrogênio

Primeiro voo deve ser realizado até o fim da década e promete revolucionar o transporte aéreo


Objetivo da parceria é testar um motor de combustão direta em fase de cruzeiro - Airbus/Divulgação
Objetivo da parceria é testar um motor de combustão direta em fase de cruzeiro - Airbus/Divulgação

A Airbus assinou um acordo com a CFM International para uma parceria em um programa de demonstração de motores a hidrogênio que será realizado ainda nesta década.

Segundo a fabricante, o objetivo do programa é testar um motor de combustão direta movido a hidrogênio, em preparação para a entrada em serviço de uma aeronave de emissão zero até o ano de 2035. Na demonstração, será feito um teste com um A380-800 equipado com tanques de hidrogênio líquido. A Airbus também definirá os requisitos do sistema de propulsão, supervisionará os testes de voo e fornecerá a plataforma do modelo para testar o motor de combustão em fase de cruzeiro.

"Este é o passo mais significativo na Airbus para inaugurar uma nova era de voo movido a hidrogênio desde a revelação de nossos conceitos ZEROe", disse Sabine Klauke, diretora técnica da Airbus. "Essa parceria envia uma mensagem clara de que nossa indústria está comprometida em tornar realidade o voo de emissão zero”.

A CFM modificará os sistemas de combustão, de combustível e de controle de um motor GE Passport para funcionar com hidrogênio. Segundo a Airbus, o motor foi selecionado para este programa por seu tamanho físico, projeto avançado e capacidade de fluxo de combustível.

Ele será montado na parte posterior da fuselagem traseira do A380, onde será empregado nos testes de voo para permitir avaliar o desempenho do motor, emissões, incluindo as contradições, sejam monitoradas separadamente das dos motores que alimentam a aeronave. Um extenso programa de teste em solo será feito antes do voo. Além disso, um complexo sistema criogênico será instalado a bordo do A380, que fornecerá a capacidade de receber o hidrogênio líquido.

"A capacidade de combustão de hidrogênio é uma das tecnologias fundamentais que estamos desenvolvendo e amadurecendo”, segundo Gaël Méheust, presidente e CEO da CFM.

A expectativa da indústria é viabilizar ainda na próxima década o uso de hidrogênio como combustível limpo para a aviação. Uma das virtudes do combustível é permitir a continuidade do conceito básico dos motores aeronáuticos atuais, inclusive dos turbo-hélices e de combustão interna.

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Marcel Cardoso
Publicado em 22/02/2022, às 11h30


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