AERO Magazine
Busca

Uber aéreo

Embraer cria empresa dedicada ao desenvolvimento de veículos aéreos urbanos

Nova Eve Urban Air Mobility foi criada para conceber o futuro da mobilidade aérea em cidades


eVTOL da Embraer Eve

EmbraerX é uma das parceiras da Uber Elevate, que pretende criar um sistema de mobilidade aérea

A Embraer lançou oficialmente sua primeira iniciativa para o desenvolvimento de um ecossistema da Mobilidade Aérea Urbana (UAM, na sigla em inglês), através da criação da Eve Urban Air Mobility Solutions, uma empresa independente dedicada a desenvolver o conceito de aeronaves para uso em grandes cidades.

A empresa teve um processo de incubação de quase quatro anos dentro da EmbraerX, a unidade de negócios do fabricante brasileiro voltado para UAM. Para conduzir a empresa foi nomeado André Stein, responsável pela estratégia da EmbraerX, como CEO da Eve.

A Eve se estabelece como uma empresa independente dentro do grupo, passando a desenvolver um portfólio completo de soluções para o desenvolvimento e certificação do veículo elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL). Além disso, a companhia deverá oferecer uma abrangente rede de suporte e serviços associados e a criação de soluções de gestão de tráfego aéreo urbano.

“Valorizamos o enorme potencial do mercado de UAM, pois representa um novo segmento de negócios no qual prevemos grandes oportunidades para a Embraer” disse Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer. “A Eve está preparada para conceber a nova fronteira no transporte com aeronaves inteligentes, ambientalmente amigáveis e autônomas, o amplo suporte associado e soluções de gerenciamento de tráfego aéreo urbano”

Atualmente a EmbraerX faz parte do projeto Uber Elevate, que prevê a viabilização de veículos eVTOL destinados à mobilidade urbana. “Inovação e diversificação são pilares do novo plano estratégico da Embraer, que aumentará a receita e a rentabilidade nos próximos anos”, ressaltou Francisco Gomes Neto.

Em nota, a companhia afirma que uma das virtudes da Eve é sua criação como uma startup, aliando a agilidade de uma empresa nova com os mais de 50 anos de experiência no segmento aeronáutico da Embraer.

A nova empresa ainda deverá se beneficiar do conhecimento da Atech, uma subsidiária da Embraer especializada no fornecimento de softwares de gestão de tráfego aéreo, o que poderá ajudar estruturar a indústria de UAM. O projeto eVTOL da Eve se mostrou certificável e viável, após uma série de pesquisas e um voo do simulador de engenharia em julho de 2020

“O lançamento da Eve é um avanço importante na comercialização dos projetos eVTOL da Embraer, ao mesmo tempo em que se baseia na capacidade da Embraer de projetar, certificar e entregar aeronaves seguras e globalmente aceitas. Esperamos continuar nossa parceria para tornar o compartilhamento de viagens aéreas uma realidade”, disse Eric Allison, chefe do Uber Elevate.

  • Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 15/10/2020, às 09h15 - Atualizado às 19h42


Mais Notícias