AERO Magazine
Busca

Cidade do futuro

Conceito de 'carros voadores' será realidade no Brasil em 2026

Empresa do grupo Embraer e Helisul anunciam pedido de até cinquenta eVTOL


EVtol da Embraer

Brasileira Helisul deverá apoiar o desenvolvimento da plataforma de UAM no país

A divisão de veículos aéreos urbanos da Embraer, a Eve Air Mobity Aviation, e a Helisul anunciaram hoje (7) uma parceria voltada criação do sistema de Mobilidade Aérea Urbana (UAM, em inglês) no Brasil, através de um pedido para até cinquenta eVtol (aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical).

A expectativa é que os primeiros veículos sejam entregues até 2026, dando início ao projeto de um ecossistema de transporte urbano mais versátil e rápido.

Segundo a Embraer, a parceria ainda inclui a criação de uma estratégia de preparação da plataforma de mobilidade aérea urbana no país, utilizando uma prova de conceito (POC, na sigla em inglês) com helicópteros para a validação de parâmetros que podem ser utilizados para as futuras operações deste tipo de aeronaves.

“Soluções disruptivas de mobilidade aérea urbana podem trazer o mesmo tipo de benefícios que a aviação trouxe para viagens mais longas, tornando-as mais acessíveis, oferecendo aos passageiros urbanos mais opções de deslocamento”, disse Andre Stein, presidente e CEO da Eve Urban Air Mobility.

Um dos maiores desafios é criar a regulamentação e sistema de gerenciamento dessas aeronaves, que deverão voar no mesmo espaço aéreo ocupado por helicópteros e aviões. A Eve trabalha não apenas na criação dos veículos, mas também da elaboração de um modelo que permita validar e empregar em larga escala os eVtol. “Nossa equipe irá fornecer serviços abrangentes, incluindo soluções de gerenciamento de tráfego aéreo urbano”

O eVtol da Eve fez o primeiro voo do simulador de engenharia em julho de 2020 e modelo em escala três meses depois. Parte do projeto é oriundo de experiências avançadas da Embraer e da Atech, uma subsidiária do grupo Embraer, no fornecimento de software de gerenciamento de tráfego aéreo que permitirá a criar protocolos de segurança para a futura indústria de UAM.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 07/06/2021, às 09h00 - Atualizado às 10h46


Mais Notícias