AERO Magazine
Busca

Lento, mas crescendo

Com retomada gradual Viracopos registra 300 mil passageiros em junho

Mês foi o melhor desde o início da pandemia, quando aeroporto registrou uma queda de 82% do movimento em abril


Aeroporto atende especialmente passageiros do interior paulista e serve como hub da Azul

Faça parte do grupo de AERO Magazine no Telegramclicando aqui

O aeroporto de Viracopos, em Campinas, apresentou no mês de junho os primeiros indícios de uma retomada gradual de voos por parte das companhias aéreas após queda de 82% de redução no mês de abril em comparação ao mesmo período do ano passado por causa da pandemia.

Apesar da queda de 65,5%, na comparação entre junho de 2020 e junho de 2019, o aeroporto registrou melhora de 30% na comparação entre os meses de maio e junho deste ano. Enquanto maio teve 226.570 passageiros, o mês de junho registrou 305.467 pessoas embarcando ou desembarcando pelo terminal de passageiros em voos nacionais e internacionais.

No acumulado do primeiro semestre o resultado foi negativo, registrado a queda de 40,6% em relação ao mesmo período de 2019. Antes da queda abrupta causada pela pandemia do novo coronavírus, Viracopos vinha apresentando 17 altas mensais seguidas, atingindo em janeiro deste ano um total de 964.792 passageiros, acréscimo de 8,35% em relação a janeiro de 2019.

Para o mês de julho, a tendência é que Viracopos apresente uma nova alta, porém ainda gradual e lenta se comparado ao mesmo mês de 2019, quando o aeroporto registrou recorde histórico com 995 mil passageiros.

O aeroporto considera que a recuperação no setor de aviação apresenta tendência de crescimento gradual, ainda que lenta, após uma queda brusca registrada a partir de março por causa da pandemia.  No auge da crise, em março, Viracopos teve uma média de 34 operações diárias, ante a média normal de 330 movimentos por dia.

Nos meses de abril e maio, houve pequeno crescimento com 56 e 72 operações diárias, respectivamente. Já em junho, houve nova melhora, com a média 84 pousos e decolagens por dia, enquanto a previsão para julho é de que o movimento diário chegue a 130 movimentos.

  • Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram clicando aqui

Por Gabriel Benevides
Publicado em 16/07/2020, às 13h00 - Atualizado às 13h47


Mais Notícias