AERO Magazine
Busca

Aviação Comercial

Boeing realiza o primeiro voo com ‘Diesel Verde’

Voo foi realizado com 787 abastecido com combustível feito de óleo vegetal e resíduos de gordura


A Boeing completou o primeiro voo, no mundo, utilizando o chamado diesel verde, biocombustível sustentável e amplamente empregado no transporte terrestre. O voo foi realizado pelo 787 ecoDemonstrator, que voou com uma mistura de 15% de diesel verde e 85% de querosene aeronáutico no tanque que abastece o motor esquerdo.

“O diesel verde oferece uma enorme oportunidade de fazer com que um biocombustível sustentável esteja mais disponível e a preços mais em conta para os nossos clientes”, disse Julie Felgar, diretora executiva de Estratégia e Integração Ambiental da Boeing Commercial Airplanes. “Vamos fornecer dados de vários voos do ecoDemonstrator para apoiar os esforços de aprovação desse combustível para a aviação comercial e ajudar na realização das metas ambientais da nossa indústria”, completa a executiva.

O diesel verde sustentável é feito através de uma mistura de óleos vegetais, resíduos de óleo de cozinha e de gorduras animais. A Boeing já havia verificado que existe uma semelhança química desse combustível com o HEFA (ésteres e ácidos graxos hidroprocessados) aprovado como biocombustível para a aviação em 2011. O diesel verde é quimicamente distinto e um combustível diferente do “biodiesel”, que também é utilizado no transporte terrestre.

Com uma capacidade de produção de 800 milhões de galões (três bilhões de litros) nos EUA, na Europa e na Ásia, o diesel verde poderia suprir, rapidamente, até 1% da demanda global para combustível para aeronaves. Com custo no atacado de cerca de US$3 por galão, incluindo incentivos do governo dos EUA, o diesel verde chega próximo ao preço do combustível convencional de aviação.

“O avião teve o desempenho esperado com a mistura de diesel verde, assim como acontece com o combustível convencional para aeronaves”, disse o Comandante Mike Carriker, Piloto Chefe para Desenvolvimento da Boeing Test & Evaluation. “É exatamente isso que queremos ver nos testes de voo com um novo tipo de combustível”.

O diesel verde está entre as mais de 25 novas tecnologias sendo testados pelo programa ecoDemonstrator da Boeing a bordo do 787 Dreamliner (ZA004). O programa acelera o teste, o refinamento e o uso de novas tecnologias e métodos que podem melhorar o desempenho ambiental da aviação.

Considerando o ciclo de vida, o diesel verde sustentável reduz as emissões de carbono de 50% a 90% quando comparado com o combustível fóssil, de acordo com a Neste Oil, baseada na Finlândia, que forneceu o diesel verde para o ecoDemonstrator. O teste de voo foi coordenado com a FAA (Federal Aviation Administration) dos EUA, a Rolls-Royce, a Pratt & Whitney e a EPIC Aviation.

Redação
Publicado em 03/12/2014, às 17h00 - Atualizado em 04/12/2014, às 01h43


Mais Notícias