AERO Magazine
Busca

Voo da águia

Avião inspirado em uma águia é apresentado pela Airbus

Conceito prevê uso de soluções da biomimética das aves nos futuros projetos aeronáuticos


A Airbus apresentou o conceito geral da aeronave inspirada nos pássaros que vem desenvolvendo através do programa Bird of Prey. O modelo conceitual prevê um avião turbo-hélice de propulsão híbrido-elétrica e voltado para o transporte regional.

O projeto foi inspirado na mecânica de voo das águias, que oferece grande eficiência em voo e controlabilidade aprimorada. A aeronave possui pontas de asas oferecem controle de voo ativo, além de oferecer controle de rolagem (curvas) com mínima interferência no arrasto. A fuselagem geodésica é construída em materiais compostos de última geração e oferece grande eficiência aerodinâmica. Um dos destaques é a cauda, que lembra a de uma águia, possibilitando redução no arrasto e melhor eficiência no controle do voo e aperfeiçoamentos aerodinâmicos. A aeronave apresentada tem capacidade para 80 passageiros e alcance estimado em 1.500 quilômetros, consumindo até 50% menos combustível que os turbo-hélices convencionais.

LEIA TAMBÉM

O projeto é apoiado pela Aeroespace Technologu Institute, Royal Aeronautical Society, Air League e pelo Institution of Engineering e possivelmente não passará de um estudo avançado. O projeto tem poucas chances de se tornar real, mas foi produzido para apresentar um conceito realista de novas soluções aerodinâmicas de elevado rendimento, muitas das quais podem estar nas aves. A construção de uma aeronave nesses termos dependeria da evolução dos materiais criados a partir de nanotecnologia e novos sistemas de controle em voo, visto sua extrema complexidade.

“Uma das prioridades de toda a indústria é como tornar a aviação mais sustentável - tornando o voo mais limpo, mais verde e mais silencioso do que nunca. Através da biomimética, a natureza tem algumas das melhores lições que podemos aprender sobre o design”, comentou Martin Aston, gerente sênior da Airbus.

Recentemente a Airbus apresentou os resultados dos estudos para uma aeronave com desenho inspirado nos albatrozes, com a ponta das asas batendo livremente em voo.

ASSINE AERO MAGAZINE COM DESCONTO

Por Edmundo Ubiratan | Imagens: Divulgação
Publicado em 21/07/2019, às 10h00 - Atualizado às 10h15


Mais Notícias