Dores de cabeça

Atrasos e cancelamentos de voos prejudicaram mais de um milhão no primeiro semestre

Maior número de ocorrências foi registrado no aeroporto de Guarulhos


Aeroporto de Guarulhos

Passageiros que dependiam do aeroporto de Guarulhos sofreram no primeiro semestre

Um estudo realizado por uma empresa especializada em direitos de passageiros de companhias aéreas mostrou que 1,2 milhão de pessoas tiveram problemas relacionados com atrasos e cancelamentos de voos no primeiro semestre de 2021.

O aeroporto internacional de São Paulo (GRU) foi o campeão no período. Mais de 2.600 voos atrasaram ou foram cancelados, afetando quase 279 mil passageiros. Logo atrás, vem os aeroportos internacionais de Viracopos (VCP), em Campinas, e do Recife (REC), onde um em cada nove voos teve problemas.

A rota com maior número de ocorrências foi a que liga o Recife para Guarulhos, onde quase 10% dos passageiros se envolveram em ocorrências envolvendo atrasos ou cancelamentos, seguida das rotas do aeroporto de Congonhas (CGH), em São Paulo, para o Recife, e a de Campinas (VCP) para Manaus (MAO).

Cerca de 170 mil passageiros poderiam pedir compensação às companhias aéreas, o que leva a um problema debatido em um webinar realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em maio, sobre a alta judicialização do setor, ainda mais em tempos de pandemia.

Segundo o Secretário Geral do CNJ, Valter Shuenquener, é necessário priorizar soluções alternativas e consensuais. “A pandemia deu ao setor uma redução de 94% da malha aérea brasileira em viagens, com impactos profundos no mercado. Daí a relevância de debatermos a judicialização do setor aéreo neste momento de crise a fim de evitarmos o agravamento da situação que possa levar ao colapso até mesmo do sistema judicial, que está sendo inundado por um tsunami de ações relacionadas ao setor aéreo”, afirmou.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

 

Marcel Cardoso

Publicado em 23 de Julho de 2021 às 13:20


Notícias noticias noticias de aviação Estudo Voos Cancelamentos Atrasos Aeroporto Recife Guarulhos São Paulo Campinas