AERO Magazine
Busca

Medida temporária

Anac flexibiliza da regra de uso de slots para próxima temporada

Medida será adotada em aeroportos coordenados e ocorre em razão da crise causada pela covid-19


 Cancelamento em massa tornou inviável métrica baseado no número de voos realizados no horário durante a pandemia

A Anac prorrogou a medida (waiver) que abona o cancelamento de slots (horários de chegada e partida) nos aeroportos brasileiros do cálculo do índice de regularidade para a obtenção de direitos históricos pelas companhias aéreas.

Com o cancelamento em massa dos voos nos últimos meses, ocasionados pela pandemia, a agência aplicará condições e regras específicas para o período, com a regra valendo também para o período compreendido entre 25/10/2020 e 27/03/2021. Essa decisão está alinhada com o movimento de outras autoridades internacionais em apoio ao setor durante a crise gerada pela covid-19.

A isenção aplica-se exclusivamente aos slots históricos, desde que sua devolução ocorra até 4 semanas antes da operação. Todos os demais slots alocados às empresas aéreas serão monitorados conforme o previsto na Resolução nº 338/2014, tanto para fins da concessão do histórico para a temporada equivalente seguinte (W21) quanto para promoção do bom uso da infraestrutura aeroportuária.

Atualmente os principais aeroportos brasileiros estão começando a registrar aumento constante do tráfego, ainda que em um ritmo lento. Recentemente o aeroporto de Brasília voltou a ter a maior parte das ligações diretas realizadas pela Gol, enquanto o aeroporto de Viracopos, em Campinas, registrou crescimento entre os meses de maio e junho.

  • Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 16/07/2020, às 15h14 - Atualizado às 17h05


Mais Notícias