AERO Magazine
Busca

Dança das cadeiras

American e Gol podem fechar parceria estratégica

Mercado acredita que negociação inicial poderá envolver compartilhamento de voos


American e Gol podem formalizar acordo de compartilhamento de voos

A American Airlines Group pode estar negociando uma parceria com a Gol, incluindo a integração de voos entre as duas companhias aéreas. A movimentação ocorre semanas após a Latam anunciar uma parceria com a Delta Air Lines, mudando as parcerias existentes.

A Latam Airlines foi durante vários anos parceira da American Airlines, inicialmente através da Lan Chile e da Tam, acordo ampliado após a fusão das duas companhias sul-americanas. No final de setembro da Latam fechou um acordo com a Delta Air Lines, prevendo uma venda de 20% do capital para a empresa norte-americana, que era sócia da Gol até então. Com a mudança nas parcerias estratégicas a Delta anunciou sua saída da sociedade com a Gol, ao mesmo tempo que a Latam encerrou a histórica parceria com a American.

LEIA TAMBÉM

De acordo com a agência Bloomberg, o contato entre a American e a Gol ocorreu no mesmo dia em que foi anunciada a parceria entre Latam e Delta. Uma eventual parceria entre as duas companhias poderá trazer uma série de sinergias importantes, como a American ter acesso a ampla malha doméstica da Gol no Brasil e suas conexões em países da América do Sul. Por outro lado, a American possui um importante hub em Miami, o que pela primeira vez poderá dar a Gol uma ampla possibilidade de destinos nos Estados Unidos. Além disso, o fato da Gol nunca ter se juntado a nenhuma aliança facilita a criação de novos acordos.

Ainda assim, a Gol não comentou a notícia, enquanto a American se restringiu afirmar que sempre busca entendimentos com empresas aéreas parceiras. O acordo é visto como potencialmente provável, visto a necessidade de as duas empresas readequarem suas ofertas de conexão. As ações da Gol subiram 4,68% no pregão de sexta-feira, quando o primeiro sinal de união foi ventilado no mercado.

ASSINE AERO MAGAZINE COM ATÉ 76% DE DESCONTO

Edmundo Ubiratan | Imagem: Divulgação
Publicado em 14/10/2019, às 00h00 - Atualizado às 19h46


Mais Notícias