Latam inaugura hangar para manutenção do Boeing 787 em São Carlos

Latam inaugura hangar em São Carlos para manutenção pesada do Boeing 787 com Investimento de R$ 40 milhões

Por Marcel Cardoso Publicado em 26/09/2025, às 12h42

Novo hangar do LATAM MRO em São Carlos concentra manutenções pesadas do Boeing 787 e fortalece o maior centro de manutenção aeronáutica da América do Sul - Latam Airlines

A Latam Airlines inaugurou nesta sexta-feira (26), o hangar 9 de seu centro de manutenção em São Carlos/SP. O espaço, construído em dez meses, recebeu investimento de R$ 40 milhões e será dedicada à manutenção pesada do Boeing 787.

Com o novo hangar, a Latam passa a realizar no Brasil os checks pesados de sua frota de Boeing 787, que antes eram feitos no exterior. A mudança traz redução de custos, maior competitividade e agilidade no retorno das aeronaves às operações.

O espaço também está preparado para pintura de aviões de grande porte e para a manutenção simultânea de até três Airbus A320. O projeto incorpora tecnologias já usadas em outros hangares do complexo, como drones para inspeção e carrinhos autônomos de logística.

Escola Latam de Mecânicos

A companhia mantém em São Carlos um centro de instrução certificado pela ANAC para formação de mecânicos de manutenção aeronáutica. A Escola Latam de Mecânicos foi inaugurada em dezembro de 2024 com uma turma inicial de setenta bolsistas funcionários da própria empresa.

Em agosto, abriu inscrições externas pela primeira vez, atraindo 1.700 candidatos para vinte vagas. A procura levou à criação de uma turma adicional, totalizando oitenta alunos, dos quais 44% são mulheres.

Histórico de expansão

Fundado em fevereiro de 2001, o Latam MRO de São Carlos conta hoje com 95.000 m², nove hangares, 22 oficinas e cerca de 2.000 empregados. O centro realiza mais de 60% das manutenções programadas da frota Latam e é homologado por reguladores da Europa, Estados Unidos e Chile.

Desde 2019, utiliza drones com inteligência artificial em inspeções externas, reduzindo o tempo do processo em doze vezes. Além do hangar recém-inaugurado, o complexo submeteu um projeto de R$ 78 milhões para se transformar em Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

Latam aviação de negócios Boeing 787 São Carlos manutenção aeronáutica manutenção pesada Escola de Mecânicos LATAM centro de manutenção aeronáutica LATAM MRO hangar LATAM

Leia também

Latam encomenda aviões da Embraer
Latam e Air China retomam compartilhamento de voos entre Europa e Pequim