Flybondi rompe frota única e encomenda Airbus pela primeira vez

Pedido inclui Airbus A220-300 e Boeing 737-10, marcando a transição para uma frota de nova geração a partir de 2027

Por Marcel Cardoso Publicado em 02/12/2025, às 11h41

Flybondi muda estratégia e passa a operar Airbus e Boeing em nova frota - Divulgação

A Flybondi anunciou nesta terça-feira (2), a encomenda de 35 aeronaves, entre vinte Airbus A220-300 e quinze Boeing 737-10, combinando 25 pedidos firmes e dez opções. As entregas estão previstas para começar em 2027 e representam a maior renovação de frota desde o início das operações da companhia em 2018.

Além disso, a decisão rompe com o modelo de frota única baseado nos Boeing 737-800 e introduz uma nova família de aviões em um ambiente até então padronizado na plataforma 737. A Flybondi informou que a estratégia combina contratos de dry lease e possíveis aquisições diretas para estruturar a nova capacidade.

Segundo o comunicado, a adoção simultânea de Airbus e Boeing representa um redesenho operacional, com impacto em treinamento de tripulações, padronização de cabines, logística de peças e serviços de MRO (manutenção, reparo e operações).

Rota de média densidade

A escolha pelo Airbus A220-300 tem foco em operações domésticas e regionais em mercados de média densidade. O modelo é empregado globalmente em rotas de maior alcance regional e aeroportos com restrições operacionais, com destaque para eficiência de combustível por assento. Essa aeronave permitirá ajustar oferta e demanda em mercados onde a composição de passageiros exige maior versatilidade operacional.

Alta demanda

O Boeing 737 MAX 10, maior variante da família MAX, será destinado às rotas de maior demanda, especialmente ligações entre Buenos Aires, Bariloche, Iguazú e destinos internacionais como o Rio de Janeiro (GIG). O modelo foi selecionado para ampliar a densidade de assentos e reduzir o custo por passageiro transportado.

Com a chegada dos novos jatos de passageiros, a companhia aérea iniciará a substituição progressiva dos 737-800NG, aeronaves de primeira geração que sustentaram sua fase inicial de crescimento. A renovação de frota, segundo a empresa, permitirá ampliar a rede internacional e aumentar frequências no mercado doméstico argentino.

Apesar do histórico de operar exclusivamente aeronaves da Boeing, a Flybondi já havia adotado modelos da Airbus em caráter temporário. Durante a alta temporada 2025-2026, a empresa utilizará novamente o A320 em operação ACMI para absorver o aumento da demanda.

A convivência entre jatos da Airbus e da Boeing exigirá investimentos adicionais em certificações, treinamento de tripulações, infraestrutura de manutenção e atualização de processos internos. A empresa destacou que a transição será escalonada até a plena integração dos novos modelos na malha aérea.

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