AERO Magazine
Busca

Aviação Executiva

Vocação executiva

Embraer inaugura centros de serviços em Sorocaba e consolida o aeroporto da cidade como principal base de operadores de jatos leves no Brasil


O aeroporto Bertram Luiz Leupolz (SOD), em Sorocaba, no interior de São Paulo, consolida-se como a principal base operacional da aviação executiva brasileira com a inauguração do novo centro de serviços da Embraer em seu sítio. Localizado a menos de 100 km da capital paulista, o aeródromo já contava, antes da chegada da Embraer, com hangares de dois dos principais fabricantes do segmento, a Gulfstream e a Dassault Falcon, e deve receber em breve instalações da Bombardier. “Temos três grandes fabricantes de jatos executivos e estamos na iminência de receber o quarto”, atesta o prefeito da cidade, Antonio Carlos Pannunzio, que também pretende internacionalizar o aeroporto, em prazo ainda indeterminado. “Estamos conversando com os órgãos federais e a nossa expectativa é que os passageiros internacionais da aviação executiva possam fazer o clearance em Sorocaba”. O superintendente do Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), Ricardo Volpi, confirma a intenção de internacionalizar o aeroporto de Sorocaba, mas descarta a possibilidade de fazer isso antes da Copa do Mundo da FIFA. “Temos um orçamento para investir 12 milhões de reais em Sorocaba, incluindo um alça de acesso exclusiva para o setor onde estão as instalações da Embraer. Já a internacionalização depende de órgãos como a Anac, a Receita Federal e a Polícia Federal, e esta não parece ser uma prioridade deles neste momento”, diz Vopi.


Desembarque de Pellegrini no aeroporto Bertram Luiz Leupolz para inauguração do
FBO da Embraer

O presidente e CEO da Embraer Aviação Executiva, Marco Túlio Pellegrini, chegou para a cerimônia de inauguração do novo centro de serviços para jatos executivos da empresa a bordo de um Phenom 100, uma das 160 aeronaves da marca em operação no Brasil. “Existem cerca de 850 jatos no Brasil, seremos o segundo maior mercado de jatos executivos do mundo ainda este ano, superando o México e ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Estamos diversificando nossa atuação e vamos atender também jatos de outros fabricantes em nosso hangar de Sorocaba”, diz Pellegrini, que também defende a internacionalização do aeroporto. “Muito do PIB do país passa por Sorocaba”.

O investimento da Embraer em seu centro de serviços de Sorocaba foi de R$ 50 milhões para a construção de dois hangares em uma área de 20.000 m2. Um deles executa serviços de manutenção, reparo e revisão de componentes (MRO) enquanto o outro se destina ao atendimento FBO (Fixed Based Operations). As dimensões do empreendimento impressionam quem circula pelos hangares. O novo centro de serviços da Embraer conta com terminal de embarque e desembarque de passageiros, salas VIP, salas de reunião e áreas de descanso para os pilotos, todas as instalações devidamente equipadas com suporte de entretenimento e comunicação.

O serviço de FBO para operadores de jatos executivos no novo centro da Embraer será prestado pela Universal Aviation, unidade de apoio de solo da Universal Weather and Aviation. “Temos mais de 40 pontos de atendimento ao redor do mundo e estamos utilizando os nossos recursos globais para oferecer soluções locais diante de eventuais imprevistos no solo”, explica Adolfo Aragon, vice-presidente da Universal Aviation.

Texto Giuliano Agmont, de Sorocaba
Publicado em 29/04/2014, às 00h00


Mais Aviação Executiva