AERO Magazine
Busca

Modelo pode ajudar a melhorar aerodinâmica e setor marítimo

Veículo para recreação permite explorar ilhas distantes e aproveita o conhecido efeito solo

Pequeno Vertex alia qualidades de aviação e embarcação para proporcionar novo modo de transporte


A companhia de tecnologia britânica Exclin apresentou o Vertex Recreational Vehicle, descrito como um veículo econômico de próxima geração, a proposta é ofercer aos pilotos um emocionante voo rasante sobre a água.

Baseado na tecnologia patenteada Vertex Lift System, o veículo também pode realizar decolagens verticais e explorar ilhas distantes, além do alcance de lanchas e pequenas embarcações.

Por voar tão próximo a água utilizando o fenômeno efeito-solo, o Vertex é mais eficiente que um avião para etapas curtas e mais rápido que a maioria das embarcações motorizadas.

A Exclin também afirma que o Vertex Lift System oferece um grau de estabilidade e controlabilidade não igualados por veículos convencionais. A empresa acredita que poderá iniciar uma grande mudança no transporte marítimo em bases mais econômicas.

A já conhecida tecnologia do efeito solo, recebeu um sistema novo batizado de Lift Thust (Empuxo de Sustentação) facultando a decolagem vertical em terra firme, mas sem prejuízo as operações aquáticas.

A velocidade média do Vertex é de 80 nós, o que permite o veículo atingir locais além do alcance prático da maioria das embarcações. Além disso, promete ser um veículo fácil de operar, necessitando um grau de treinamento muito inferior ao de um avião.

O sistema de sustentação é projetado para responder dinamicamente às mudanças de condições como rajadas de vento, conferindo um grau extra de estabilidade e controle. Além disso, o veículo pode operar em voo livre, até uma altitude máxima de 500 pés.

Por Ersneto Klotzel
Publicado em 05/04/2018, às 18h00 - Atualizado às 18h35


Mais Notícias