AERO Magazine
Busca

Indústria

USAF recebe primeiro A-29

SNC e Embraer realizam entrega do primeiro Super Tucano aos EUA


A Embraer e a Sierra Nevada Corporation (SNC) apresentaram o primeiro A-29 Super Tucano produzido nos Estados Unidos.
Os A-29 encomendos pelo governo americano para o chamado LAS (Apoio Aéreo Leve), que serão empregados pela USAF (força aérea americana) em missões de apoio à estabilidade do Afeganistão, à medida que o país assuma mais responsabilidade pela segurança com a redistribuição das forças da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

“O LAS é essencial para os objetivos dos Estados Unidos no Afeganistão e para a nossa segurança nacional. A SNC, como principal contratante, está orgulhosamente servindo ao nosso país por meio desta parceria estratégica com a Embraer, ao fornecer uma aeronave superior, treinamento excepcional e manutenção e suporte especializados para esse programa da Força Aérea dos Estados Unidos”, disse o CEO da Sierra Nevada Corporation, Fatih Ozmen. “Estamos empenhados em continuar as entregas dessa importante capacitação para o Afeganistão, dentro do prazo e do orçamento, agora e no futuro, e assim garantir tanto a retirada bem-sucedida de tropas norte-americanas como a segurança e a estabilidade de toda a região”.

No dia 27 de fevereiro de 2013, a USAF concedeu o contrato do programa LAS à SNC para fornecer vinte aeronaves A-29 Super Tucano, bem como equipamentos para treinamento em solo, treinamento de pilotos e mecânicos e suporte logístico. As aeronaves serão utilizadas para desempenhar missões de apoio aéreo tático, reconhecimento e treinamento para as forças militares do Afeganistão. Em março, do mesmo ano, a Embraer oficialmente inaugurou em Jacksonville, na Flórida, instalações com 3.716 metros quadrados para produzir o Super Tucano nos EUA. As instalações realizam as etapas de pré-equipagem, montagem mecânica e estrutural, instalação e teste de sistemas e testes em voo.

“A entrega desta primeira aeronave é um marco significantivo para o programa A-29”, disse o Eric Fick, General-Brigadeiro da USAF. “Esta entrega representa o surgimento de uma capacitação importante para o Afeganistão e estamos muito satisfeitos que a Sierra Nevada Corporation e a Embraer tenham conseguido entregar a aeronave dentro do prazo, para o início do treinamento de instrutores na Base Aérea de Moody” concluiu. 

Redação
Publicado em 25/09/2014, às 16h30 - Atualizado às 16h40


Mais Notícias