Em março 1969 a aviação assistia um turbilhão de acontecimentos
O início de março de 1969 foi bastante agitado. No dia 2, o supersônico Concorde alçava voo pela primeira vez. O novo avião prometia revolucionar o transporte aéreo, voando duas vezes a velocidade do som poderia cruzar o Atlântico Norte em pouco mais de três horas.
Embora tivesse perdido a primazia do primeiro voo civil supersônico para o soviético Tupolev Tu 144, que havia realizado o primeiro voo em dezembro de 1968, o Concorde tinha como trunfo a chance de conquistar as principais empresas aéreas do planeta. Seu irmão socialista estaria fadado a voar apenas na Aeroflot e com um pouco de sorte poderia também ser vendido para alguma empresa aérea dentro da área de influência de Moscou.
No dia 3 de março, a NASA lançou a Apollo 9, terceira missão tripulada do programa Apollo e a primeira missão a ser lançada ao espaço completa, com o módulo de comando, o módulo de serviço e o módulo lunar. O objetivo era testar em órbita terrestre o equipamento desenvolvido para pousar na Lua, principalmente o módulo lunar. A NASA ainda lançaria nas próximas semanas a Apollo 10 e famosa Apollo 11.
Três semanas antes, a Boeing havia realizado o primeiro voo com o 747 Jumbo, que logo se tornou o flagship da maioria das empresas aéreas do planeta.
O Brasil naquele início de março de 1969 estava dedicado aos teste em voo do já batizado EMB-110 Bandeirante e finalizava os detalhes para inauguração da Embraer.
Talvez a aviação jamais assista outro período tão agitado.
Redação
Publicado em 02/03/2015, às 17h18 - Atualizado às 17h30
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