AERO Magazine
Busca

Voltou a ser produzido

Um helicóptero guindaste com pás que giram em sentido contrário

Capaz de içar 2,7 toneladas em missões como combate a incêndios e extração florestal, nova versão do K-Max faz primeiro voo e deve ser entregue para clientes chineses ainda este ano


O protótipo de uma nova versão do helicóptero K-Max, que volta a ser produzido pela da Kaman Aerosystems depois de mais de uma década, voou pela primeira vez neste mês de maio, como parte de um programa cuja conclusão é esperada para as próximas semanas. 

O K-Max, de um lugar, apresenta um sistema de rotores contrarrotativos (em que as pás giram em sentidos contrários), em uma aeronave projetada para um mínimo de manutenção e otimizada para operações com carga externa e voos de referência vertical. O K-Max pode elevar até 2.700 kg.

 Os primeiros dois modelos de produção serão entregues a um cliente na China.

O design do K-Max foi criado pelo fundador Charles H.Kaman, certificado pelo FAA em 1994 e produzido até 2003. A aeronave é utilizada globalmente para o combate a incêndios, extração florestal e outras missões que exigem operações repetitivas de “guindaste aéreo”.

O Corpo de Fuzileiros Navais (US Marine Corps) opera dois K-Max não tripulados, desenvolvidos com a Lockheed Martin, que já transportou mais de 2 milhões de quilos de carga entre 2011 e 2014 no Afeganistão. Os marines continuam testando novas aplicações do K-Max de controle remoto para missões humanitárias. 

Por Ernesto Klotzel
Publicado em 25/05/2017, às 08h23 - Atualizado às 09h03


Mais Notícias