AERO Magazine
Busca

Asas Rotativas

Uber terá serviço de voos de helicópteros

Aeronaves serão oferecidas em parceria com a Airbus Helicopters


A Airbus Helicopters e o serviço de caronas Uber vão iniciar um projeto para oferecer um sistema de transporte sob demanda em helicópteros.

O anuncio foi realizado neste domingo (17) pelo presidente da Airbus, Tom Enders, durante a conferência Digital Life Design, que ocorreu em Munique, Alemanha. “Trata-se de um projeto piloto. Avaliaremos o desempenho da iniciativa, mas estamos bastante animados”, afirmou Enders em entrevista ao jornal The Wall Street Journal.

O projeto será conduzido pelo A3, o centro de inovação tecnológica e comercial da Airbus instalado no Vale do Silício. A expectativa é que o serviço seja lançado dentre de algumas semanas. O objetivo é a viabilidade de um novo modelo de negócio para os operadores de helicópteros que desejem ampliar sua base de clientes. A iniciativa visa também deve auxiliar nas vendas da divisão de helicópteros do conglomerado europeu, que vem sofrendo com a baixa procura nos últimos meses. Um dos fatores está na redução das atividades do setor de petróleo e gás, causado pela queda nos preços das commodities. A maior parte das empresas tem reduzido sua demanda por serviços de offshore, reduzindo drasticamente a procura por novos helicópteros.

A proposta em parceria com o Uber também poderá no futuro reduzir os custos de fretamento no setor de asas rotativas. Em comunicado a empresa afirmou que deverá fornecer os helicópteros H125 e H130. Recentemente o Uber expandiu seus serviços e passou a oferecer outras formas de transporte, como barcos.

A Airbus também anunciou que seu fundo de capital-risco, Airbus Ventures, lançou um projeto aeroespacial na Alemanha junto à empresa norte-americana Local Motors.

Redação
Publicado em 18/01/2016, às 16h00 - Atualizado às 17h29


Mais Notícias