AERO Magazine
Busca

Turbulências

Turbulências violentas poderão ser três vezes mais frequentes

Cientistas concluem que a mudança do clima afeta a circulação do ar


 Turbulências suficientemente fortes para lançar para fora dos assentos, passageiros que ignoram os cintos de segurança, podem tornar-se duas a três vezes mais frequentes devido às mudanças climáticas, conforme os estudos da Universidade de Reading, Reino Unido. É o primeiro estudo do gênero que examinou o futuro das turbulências violentas que provocam fortes oscilações em uma aeronave, desafiando a gravidade.   

O estudo analisou os diferentes níveis da força turbulenta, para encontrar como será sua mudança futura. Os resultados mostram que as turbulências leves aumentarão em 59%, as leves para moderadas, em 75%, as moderadas em 94%, as moderadas para fortes em 127% e, finalmente, as turbulências violentas deverão aumentar em até 149%.

O motivo para este comportamento é que a mudança do clima está gerando tesouras de vento mais fortes dentro das jetstreams (correntes fortes de vento difíceis de detectar). Essas tesouras de vendo podem se tornar instáveis e são a principal causa da turbulência.

Enquanto a maioria dos passageiros frequentes quase não nota uma turbulência leve, a perspectiva de um aumento de 149% quanto à ocorrência de turbulências violentas é uma preocupação geral. Os novos estudos utilizam simulações em supercomputadores para calcular como a turbulência em ar claro (CAT) em voos transatlânticos no inverno a 12.000 m.- quando dobra o volume de dióxido de carbono na atmosfera – afeta a circulação do ar.

Os estudos foram publicados na “Advances in Atmospheric Sciences”, publicação internacional que trata da dinâmica, física e química da atmosfera e dos oceanos.

Por Ernesto Klotzel
Publicado em 07/04/2017, às 13h32 - Atualizado às 13h38


Mais Notícias