AERO Magazine
Busca

Caro demais

Trump ameaça cancelar compra dos novos Air Force One

Presidente eleito considera gasto de US$ 4 bilhões fora do orçamento



Os atuais VC-25A estão em serviço desde 1990

Em postagem recente no Twitter, o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que cancelará a encomenda dos novos Air Force One.

O contrato assinado recentemente prevê a construção de dois Boeing 747-8 Intercontinental para uso da presidência norte-americana. Os aviões devem substituir os atuais VC-25A, baseados nos veteranos 747-200B, em uso há 26 anos.

O contrato firmado também prevê gastos na ordem de US$ 4 bilhões para a construção dos dois 747-8 e o desenvolvimento das tecnologias e sistemas embarcados. Baseado em uma série de requisitos especiais, os novos aviões contariam com sistemas de comunicação e controle capazez de manter o presidente conectado mesmo em caso de guerra nuclear. Além da capacidade de reabastecimento em voo, proteção contra-ataques e sistemas de sobrevivência.

O possível cancelamento dos novos Air Force One poderá gerar uma onda de protestos nos Estados Unidos, já que centenas de empresas estão envolvidas no projeto e terão de demitir funcionários. A geração de empregos foi o principal mote de campanha de Trump.

Redação
Publicado em 06/12/2016, às 13h30 - Atualizado às 15h03


Mais Notícias