AERO Magazine
Busca

NASA

Transporte comercial de astronautas com garantia

NASA poderá optar entre Boeing e Space X para suas tripulações


Para poder contar com um transporte confiável das tripulações que demanda a Estação Espacial Internacional (ISS), a NASA em seu Programa Tripulações Comerciais, firmou um contrato adicional de quatro missões de rotação para cada um de seus parceiros comerciais Boeing e Space X.

 Para a NASA, “contratar as missões desde já, dará mais estabilidade para o futuro cronograma de rotação das tripulações da ISS, ao mesmo tempo em que reduz as dúvidas de nossos provedores com respeito às eventuais incertezas dos cronogramas dos insumos financeiros”. As duas naves espaciais também oferecerão a garantia de resgate em caso de emergência para retorno seguro à Terra. 

Os veículos para as tripulações comerciais poderão transportar até quatro astronautas para missões da NASA e cerca de 220 lb (100 kg) de carga crítica para a estação espacial. A Boeing e a Space X estão desenvolvendo sistemas de transporte de tripulantes únicos, ao mesmo tempo em que realizam o upgrade da infra-estrutura, incluindo plataformas de lançamento, centros de processamento e controle e salas de comando.

O teste de voo não-tripulado da Boeing, “Orbital Flight Test”, está marcado para junho de 2018 e, já com a tripulação, é previsto para agosto de 2018. No caso do Space X, a “Demonstration Mission I” está marcada para novembro de 2017 e o primeiro teste tripulado, para maio de 2018.

Ernesto Klotzel
Publicado em 05/01/2017, às 18h02 - Atualizado às 18h16


Mais Notícias