AERO Magazine
Busca

Aviação Militar

Tecnam poderá projetar avião militar

Aeronave monojato será dedicada a treinamento avançado


A Tecnam está examinando a possibilidade de desenvolvimento de um monomotor turbofan para treinamento militar e outros mercados.

O objetivo da Tecnam é desenvolver uma aeronave treinamento militar, de instrução avançada, com baixo custo, sendo um potencial concorrente a modelos turbo-hélices de alto desempenho e maior custo. Além disso, poderá também ser um avião de elevada performance para o segmento civil, atendendo especialmente pilotos-proprietários que necessitam de uma aeronave rápida e capaz de operar na maior parte dos aeroportos.

O projeto designado como P Jet prevê um monomotor leve com o motor montado sobre da fuselagem, o que segundo o fabricante proporciona maior eficiência, segurança e fácil acesso. A posição do motor permite melhor aproveitamento do efeito ram-air sem interferir na estrutura primária, ao mesmo tempo que mantém a aeronave em segurança em caso de incêndio no motor.

O projeto também inclui uma configuração com dois assentos lado-a-lado e estabilizadores verticais duplos. Numa versão civil a cabine poderá ser pressurizada, enquanto na militar será necessário o uso de máscaras.

A Tecnam está desenvolvendo o P Jet baseado nas certificações CS-23 e 23 FAR.

Ernesto Klotzel
Publicado em 21/05/2015, às 14h00 - Atualizado às 14h49


Mais Notícias