AERO Magazine
Busca

Entregas devem ser ampliadas ao redor do mundo

Suíça utiliza novo tipo de drone para envio de medicamentos

Voando além do alcance de visão do operador, sistema pode revolucionar o uso de veículos não tripulados nos próximos anos


Drones voando além da linha de visão (BVLOS, na sigla em inglês) realizam o primeiro transporte aéreo comercial em Berna, na Suíça. Os veículos aéreos não tripulados estão sendo utilizados no transporte de amostras de laboratório e medicamentos urgentes entre a Insel University Hospital e o Tiefenau Hospital em cooperação com o Swiss Post, os correios suíço.

Embora o voo seja relativamente curto, com distância de 2,5 km, ocorrendo dentro do espaço aéreo controlado em torno do aeroporto da cidade, o marco é voar além da linha de visão do operador do drone.

Os drones são equipados com o sistema de informação de tráfego e de anticolisão Flarm (Flight and Alarm), que permite que sejam rastreados e identificados a qualquer hora do dia.

O Swiss Post planeja utilizar a tecnologia de drones em missões similares também em Zurique. O novo serviço vai ligar o laboratório clínico Zentrallabor ZLZ com o Hirslanden in Park Hospital, utilizando uma rota que cruza o Lago Zurich, em espaço aéreo parcialmente controlado. 

A autoridade suíça de aviação civil tem trabalhado em conjunto com o projeto,  realizando a inspeção do drone e todos seus componentes, além de definir as condições legais para os voos. Foi concedido autorizações especiais para voos em Berna e Zurique. A introdução do serviço de drones pode, potencialmente, melhorar as condições de certos pacientes.

“Quando amostras de laboratório tem de ser transportadas de A para B todo minuto é precioso”, afirmou Uwe Jocham, CEO da Insel.

O uso de veículos aéreos não tripulados em serviços especializados é uma aposta da indústria aeronáutica para a próxima década. Empresas como a Amazon, ainda esperam conseguir aprovação para realizar entregas com drones em cidades congestionadas. Inclusive, redes de restaurante estudam o emprego desses veículos para entrega de comida nos próximos anos.

Por Ernesto Klotzel
Publicado em 08/06/2018, às 17h00 - Atualizado às 17h38


Mais Notícias