AERO Magazine
Busca

Arma laser

Sistemas embarcados com armamentos laser

Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) solicita propostas


A Força Aérea dos Estados Unidos emitiu um pedido de propostas (request for proposal) para o desenvolvimento de sistemas de proteção a laser para sua frota de caças táticos.

O pedido competitivo visa solicitar um programa de pesquisas para o Laboratório de Pesquisas de Avanços em Laser da Força Aérea, para o Projeto Compact Environment de próxima geração ou LANCE. Dentro do âmbito do programa, os pesquisadores vão investigar soluções baseadas no laser para defender pilotos contra uma variedade de ameaças anti-aéreas.

O objetivo do LANCE é o de realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento necessárias para projetar, fabricar e fornecer um sistema laser confiável, robusto e de alta potência  (com um feixe compacto de alta qualidade e configuração compacta) para ser integrado a uma estrutura aerodinâmica para utilização em ensaios de voo de aeronaves táticas como elementos de autodefesa durante a Fase II do Demonstrador do Laser de Alta Energia e Autoproteção (SHIELD) e Demonstrador de Tecnologia Avançada (ATD).

Vários fornecedores de primeiro escalão já foram envolvidos com o auxílio às forças armadas no desenvolvimento da tecnologia de sistemas laser embarcados.

Em novembro de 2016, a Northrop Grumman recebeu um contrato para contribuir com os programas da USAF no uso de sistemas de energia direta para a proteção de aeronaves atuais e futuras. Mais especificamente, a parte do controle do feixe da arma como parte do programa SHIELD.

Em outubro de 2015, a Lockheed Martin desenvolveu uma arma a laser montada em torre, que pode ser disparada em qualquer direção, usando como plataforma um avião de negócios.

Ernesto Klotzel
Publicado em 10/01/2017, às 13h17 - Atualizado às 13h22


Mais Notícias