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Decisão foi publicada no Diário Oficial da União

Setor aéreo se posicionou sobre o fim de restrição de voos no Santos Dumont

Companhias aéreas e a IATA deram pareceres positivos a uma nova regra que impõe teto de capacidade ao aeroporto Santos Dumont


Capacidade do aeroporto Santos Dumont será de até 6,5 milhões de passageiros - Divulgação
Capacidade do aeroporto Santos Dumont será de até 6,5 milhões de passageiros - Divulgação

Entidades do setor aéreo se posicionaram hoje (9), sobre a revogação das restrições de distância nos voos a partir do aeroporto Santos Dumont.

A Latam Airlines disse que o estabelecimento do teto de 6,5 milhões de passageiros por ano, faz mais sentido para os passageiros e para o equilíbrio dos aeroportos da cidade, justificando que tal decisão “adota limites necessários à operação do Santos Dumont sem retirar do consumidor a liberdade de escolha sobre onde voar, de acordo com as melhores práticas da aviação mundial”.

Por sua vez, a Gol Linhas Aéreas também concordou com a decisão, dizendo que “o novo equilíbrio entre os aeroportos traz melhorias tanto para a performance operacional quanto à experiência do cliente e a conectividade internacional”. A companhia informou que fará ajustes da operação assim que a regulamentação final for publicada.

A Azul Linhas Aéreas, em resposta a AERO Magazine, disse que "vê com bons olhos a nova decisão envolvendo a política da aviação no Rio de Janeiro que assegura tratamento isonômico entre as empresas e está alinhada às práticas globais do setor. A empresa destaca que a nova decisão, baseada em critérios técnicos, beneficiará os clientes da região, que terão ao seu dispor uma melhor conectividade entre os aeroportos do Rio".

Para a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), "a medida traz segurança jurídica, retoma o ambiente de liberdade de rotas e mais condições de escolha ao passageiro, além de garantir maior flexibilidade às medidas de estímulo ao transporte aéreo no Rio de Janeiro". 

Por fim, a Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) criticou a resolução que foi agora revogada, argumentando que “prejudicava o setor e a conectividade aérea do país, além de constituir um precedente negativo para o desenvolvimento do transporte aéreo no Brasil e na região, estando em desacordo com as melhores práticas internacionais".

A nova resolução que aplica o novo teto da capacidade anual do SDU foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e entrará em vigor em janeiro de 2024.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 09/11/2023, às 19h38 - Atualizado em 10/11/2023, às 19h40


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