AERO Magazine
Busca

Mercado

São Paulo, a capital dos helicópteros

Levantamento da Abraphe mostra que nenhuma outra cidade do mundo tem tantas aeronaves de asas rotativas em operação


Com aproximadamente 420 aeronaves registradas e cerca de 2.000 pousos e decolagens por dia, a região metropolitana de São Paulo detém o maior frota de helicópteros em missões civis do mundo. É o que revela um levantamento realizado pela Associação Brasileira dos Pilotos de Helicóptero e divulgado durante a Labace 2013. A Abraphe tomou como base o RAB (Registro Aeronáutico Brasileiro) e os números oficiais dos principais países. “Um dado que me surpreendeu é que a Austrália tem a terceira maior frota nacional de helicópteros, são 2.025 aparelhos. O Japão, em compensação, tem 778 helicópteros, com uma queda da frota desde 1997”, revela Rodrigo Duarte, presidente da Abraphe, que considerou a frota brasileira de parapúblicos nesse ranking, incluindo as aeronaves das polícias.

Helicóptero

Pelo levantamento, o Estado de Nova York, que seria a região com potencial de superar os números de São Paulo, conta com 141 helicópteros, sendo a maioria Robinson, Sikorsky e Bell, segunda a FAA. Os principais centros de hangaragem de São Paulo são o Helipark (Carapicuíba), o Helicidade, o Campo de Marte, o Helicentro Morumbi, o Hangar ABC (São Caetano) e Helicentro (Arujá), com a perspectiva de inauguração do HBR, próximo da Rodovia Anhanguera. “O helicóptero garante um deslocamento rápido e seguro, com vocação para os negócios em uma cidade como São Paulo, com problemas de deslocamento e violência”, avalia Duarte.

A Abraphe também destaca as medidas para redução de impacto com ruídos causados pelo helicóptero na capital paulista. “Os pilotos têm feito um trabalho conjunto com as autoridades para alterar e elevar rotas, ajustar horários e conscientizar operadores para uso racional da aeronave”. Dois exemplos são a rota sobre o bairro do Alto da Lapa, na Zona Oeste da cidade, que foi alterada, e a rota do Rio Pinheiros, que sofreu uma elevação de 500 pés e hoje opera a 300 metros do solo. Sobre a polêmica dos helipontos, o presidente da Abraphe diz que o projeto de lei sancionado pelo prefeito Ferando Haddad neste ano “estabelece normas mais condizentes com a realidade das empresas para construção e uso dessas bases”.

Segundo a associação de pilotos, o mercado brasileiro de helicópteros tem uma taxa de expansão de 20% ao ano. “São 3.082 pilotos de helicóptero em operação e média anual crescente superior a 300 licenças emitidas para Piloto Comercial de Helicóptero (PCH) nos últimos três anos”, diz a entidade. Paralelamente, o número de acidentes com aeronaves de asas rotativas sofre um decréscimo, de acordo com dados preliminares do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), caindo 15,5% em 2012. Até 2016, o setor espera baixar em 80% o número de acidentes com helicópteros no país.

Ranking mundial

1) Estados Unidos – 12.000 helicópteros
2) Canadá – 2.776 helicópteros
3) Austrália – 2.025 helicópteros
4) Brasil – 1.909 helicópteros
5) França – 1.300 helicópteros
6) Reino Unido – 1.260 helicópteros

Fontes: FAA (EUA) / Canadian Civil Aircraft (Canadá) / MLIT (Japão) / CAA (Reino Unido); Deutscher Aero Club e Gleitschirm und Drachem fliegen in Deutschland (Alemanha) / Departamento de Infraestrutura, Transporte e Desenvolvimento Regional (Austrália) / IHST (International Helicopter Safety Team) / ANAC e Decea (Brasil)

Por Giuliano Agmont
Publicado em 09/08/2013, às 00h00 - Atualizado às 12h30


Mais Mercado