AERO Magazine
Busca

Aviação Comercial

Santos Dumont será fechado nas Olímpiadas

Interdição no período da tarde tem o objetivo de viabilizar a operação das filmagens das competições de vela


Comitê Olímpico determina o fechamento parcial do aeroporto Santos Dumont durante as Olímpiadas, entre os dias 8 e 18 de agosto, no horário das 12h40 até as 17h10.

A resolução foi publicada no Diário Oficial da União e dispõe sobre medidas necessárias para viabilização das filmagens aéreas das competições de vela no espaço aéreo próximo ao aeroporto. A medida tem o objetivo de viabilizar a operação de aeronaves de asa rotativa que realizarão as filmagens voando entre 300 a 3000 pés de altitude. O box de filmagem fica nas denominadas raias de competição “Pão de Açúcar e Escola Naval", próximas a cabeceira 02 do Santos Dumont.

A estimativa das empresas aéreas é que a medida deve afetar aproximadamente 150 mil passageiros. Embora o período de fechamento esteja no intervalo dos horários de maior pico, ele se encontra justamente na faixa de maior uso por passageiros em viagens de lazer. As empresas aéreas, através da Abear, buscaram assessoria internacional para prover uma alternativa à interdição do aeroporto, mas as propostas não foram consideradas pelo Comitê Gestor dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Em nota a associação afirma que a decisão é tardia, tendo em vista o tempo disponível para o planejamento das competições esportivas e operações de transmissão televisiva desde o anúncio da sede dos Jogos. Em nota a associação afirma que “o remanejamento das operações e reacomodação de passageiros gera despesas compulsórias não planejadas para as empresas aéreas num momento de forte retração econômica”.

A entidade prevê que em 2016 as empresas aéreas devem fechar o ano com saldo negativo de R$ 12 bilhões. 

Redação
Publicado em 09/11/2015, às 15h00 - Atualizado às 15h43


Mais Notícias