AERO Magazine
Busca

Sala AIS virtual

Decea passa a aceitar planos de voo via internet em aeródromos da Terminal São Paulo


Os órgãos que regulam a aviação civil no Brasil começam a vencer uma enraizada resistência em adotar novas tecnologias no que se refere a planejamento e execução dos voos no país. O primeiro passo nesse sentido, ainda que bastante sutil, acaba de ser dado com uma decisão que possibilita a apresentação de planos de voo aos órgãos de controle de tráfego aéreo via internet. A medida, que entrou em vigor neste mês de dezembro de 2013, ainda é válida somente para poucos aeródromos da Terminal São Paulo, mas demonstra uma intenção de modernização do sistema.

Para viabilizar a novidade, o Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) criou o primeiro C-AIS (Centro de Informação Aeronáutica) em São Paulo. “O C-AIS constitui um novo paradigma de atendimento ao usuário no que se refere ao recebimento dos planos de voo e das respectivas mensagens de atualização, representado pela criação de centros remotos de atendimento que serão ampliados progressivamente para absorver as operações de todas as SAA (Sala de Informação Aeronáutica de Aeródromo)”, reporta uma circular do Decea. O C-AIS de São Paulo também será o primeiro a receber os planos de voo apresentados pela internet.

O novo serviço começa a funcionar de forma experimental somente para voos com decolagens dos aeroportos de Congonhas (SBSP) e do Campo de Marte (SBMT), além de helipontos ou aeródromos desprovidos de órgãos ATS (Serviço de Tráfego Aéreo), localizados na projeção da Terminal São Paulo e pertencentes à FIR (Região de Informação de Voo) Curitiba. Com o aperfeiçoamento do sistema, o Decea pretende estender o serviço para outras regiões do país.

“Avaliações continuadas serão efetuadas, a fim de que sejam implementados aperfeiçoamentos para pleno atendimento da demanda e ampliação do serviço ora prestado. Tais modificações serão oportunas e amplamente divulgadas”, informa o órgão. “O serviço de preenchimento e recebimento de plano de voo pela internet será ampliado progressiva e evolutivamente, na medida em que for ampliada a área de atuação do C-AIS SP e estabelecidos novos C-AIS”.

Para apresentar um plano de voo pela internet, o piloto em comando ou o DOV (despachante operacional de voo) deverá, antes, fazer um cadastro no site www.aisweb.aer.mil.br/cadastro e informar nome completo, e-mail (que será o login), telefone celular, CPF e código Anac. Para preencher o plano de voo, será necessário fazer o login no endereço www.aisweb.aer.mil.br/app2. Após a apresentação, o C-AIS fará a análise do plano e informará ao piloto em comando ou ao DOV – por e-mail, SMS e na página da AISWEB – se a solicitação foi aceita, aceita com correções ou recusada.

As regras de preenchimento do plano de voo permanecem as mesmas determinadas pela ICA 100-11. Apesar da agilidade, a antecedência mínima para a apresentação de um plano de voo completo continua sendo de 45 minutos. Já no caso de um plano de voo simplificado, cuja antecedência mínima para apresentação direta na Sala AIS é de 10 minutos, na entrega on-line passa a ser de 20 minutos.

Além disso, é necessário ficar atento também ao horário do voo. Apesar de a entrega dos planos ser aceita 24 horas por dia, a análise ocorrerá somente das 09h às 02h UTC (07h à 0h no horário de Brasília durante a vigência do horário de verão e, nos demais períodos do ano, das 06h às 23h). Para voos com decolagens previstas nos horários em que a C-AIS não realiza a análise dos planos, será necessário fazer a entrega até as 01h30 UTC.

Os cuidados com o planejamento do voo devem ser ainda mais detalhados, já que o piloto não terá o contato direto com funcionários da Sala AIS para sanar eventuais dúvidas. E o próprio Decea alerta que “o piloto em comando da aeronave será, em quaisquer circunstâncias, o responsável pela obtenção das informações aeronáuticas e meteorológicas necessárias ao planejamento e à realização do voo, conforme prescrito na ICA 100-12”. Todos os dados podem ser obtidos on-line no portal AISWEB (www.aisweb.aer.nil.br) e na Redemet (www.redemet.aer.mil.br).

Por Vinícius Casagrande
Publicado em 16/12/2013, às 00h00


Mais Tráfego Aéreo