AERO Magazine
Busca

Aeroportos

SAC premia melhores aeroportos do país

Vencedor é o Aeroporto Internacional dos Guararapes


No começo de abril, a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC) anunciou os vencedores do Prêmio Aeroportos + Brasil. O resultado foi publicado após uma pesquisa feita com 64.539 passageiros nos 15 aeroportos que respondem por 95% da movimentação do país.

O Aeroporto Internacional dos Guararapes – Gilberto Freyre, em Recife, foi escolhido o melhor do país na opinião dos passageiros. O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, venceu em outras quatro categorias, enquanto os aeroportos de São Gonçalo do Amarante (RN), Confins (MG), Curitiba (PR) e Santos Dumont (RJ) foram os melhores em apenas uma categoria.

O Ministro da Aviação, Eliseu Padilha, destacou o desempenho acima da média da maioria dos aeroportos brasileiros. "Os resultados são extremamente auspiciosos, não apenas para os vencedores de cada categoria, mas para o sistema como um todo” avalia.

De acordo com a SAC, a pesquisa contemplou os indicadores qualitativos descritos em nove categorias numa escala de avaliação de 1 a 5. Essas nove categorias surgiram do agrupamento dos indicadores com maior afinidade entre os 48 itens que fazem parte da pesquisa de satisfação geral do passageiro, realizada a cada trimestre. A pesquisa foi realizada em forma de amostragem, considerando a distribuição de passageiros prevista para os extratos de embarque e desembarque doméstico e internacional.

Os aeroportos vencedores receberam um troféu e um certificado. Pelas regras atuais, os aeroportos poderão explorar o publicitariamente o prêmio e expor o troféu em suas dependências.

“Oito dos 15 terminais avaliados mereceram de seus usuários notas acima de quatro, numa escala de um a cinco. Isto em um ano onde tivemos a Copa do Mundo. O resultado sinaliza, sem dúvida, que a maioria dos passageiros está satisfeita", considerou Padilha.

Redação
Publicado em 23/04/2015, às 16h00 - Atualizado às 16h11


Mais Notícias