AERO Magazine
Busca

Asas Rotativas

Rússia recebe novo helicóptero polar

Mi-8AMTSh-VA será empregado em missões na região do Ártico


A unidade da Russian Helicopters de Ulan-Ude realizou a entrega oficial do primeiro helicóptero do modelo Mi-8AMTSh-VA ao Ministério de Defesa da Rússia. A aeronave será utilizada pelas forças armadas e operações especiais do país que atuam na região do Ártico, onde as temperaturas podem ultrapassar os -40ºC.

Uma característica deste modelo é o uso dos tanques adicionais, o que permite um alcance de 1.300km. O desenvolvimento do Mi-8AMTSh-VA teve como base o modelo Mi-8AMTSh-V, amplamente utilizado na Rússia.

A nova aeronave inclui a instalação de vários dispositivos que permite a operação do helicóptero em diferentes situações, incluindo voos em baixas temperaturas ou em locais com pouca visibilidade, com falta de sinal de satélite ou comunicação. O contrato para aquisição das aeronaves foi efetivado pelo Ministério de Defesa da Rússia em fevereiro de 2015.

O novo helicóptero está equipado com os motores Klimov VK-2500-03 de 2.700 shp, assim como uma unidade elétrica TA-14 de alta capacidade. O modelo recebeu ainda um sistema de calefação das cabines de tripulação e de carga; melhora no isolamento térmico, aquecimento integrado da unidade de potência e do sistema de transmissão.

Outro destaque é o uso de tubos de teflon em sistemas hidráulicos e de combustível que permitem, juntos, que a aeronave opere em baixas temperaturas. O Mi-8AMTSh-VA está equipado com tampas especiais que aumentam a eficácia do sistema de aquecimento em temperaturas inferiores a -40°С.

O piloto automático apresenta melhorias na eficiência de pilotagem e precisão de navegação em baixa visibilidade e em noites polares. Para assegurar a operação da aeronave, mesmo durante as noites polares, o Mi-8AMTSh-VA adapta o sistema para visão noturna. O radar meteorológico atual detecta as informações de ameaça, tanto na zona vertical, como na horizontal. Dessa forma, realiza uma varredura da superfície terrestre e identifica de maneira mais eficaz os objetivos em terra e em linha costeira.

Com o objetivo de elevar a segurança da tripulação e dos passageiros por um grande período, o helicóptero conta também com dispositivos especiais como um sistema de aquecimento de comida e bebidas.

Redação
Publicado em 16/12/2015, às 18h00 - Atualizado às 18h48


Mais Notícias