AERO Magazine
Busca

Os Jetsons

Robô pode transportar malas e fazer check-in

Sistema desenvolvido pela Sita pode revolucionar interação nos aeroportos


Para muitos parece ficção cientifica, mas os passageiros que chegam ao Aeroporto de Genebra, na Suíça, têm recebido ajuda de Leo para despachar as malas. Leo é um robô de bagagem inovador desenvolvido pela Sita, provedora de TI para transporte aéreo, que está sendo testado no terminal 1 do aeroporto.

Com sistema totalmente autônomo e autopropulsado o robô pode realizar o check-in, imprimir etiquetas de bagagem e transportar até duas malas, com um peso máximo de 32 kg. Um dos destaques do projeto é sua capacidade de desvio de obstáculos, mesmo em um ambiente de alto tráfego de pessoas, como um aeroporto.

O sistema tem sido testado pelo Sita Lab, o departamento de projetos da Sita, para uma opção na automatização do processo de bagagem e da emissão de bilhete até quando a restituição das bagagens. Usando robótica e inteligência artificial, as malas serão recolhidas, despachadas, transportadas e carregadas para o voo correto sem ter que entrar no edifício terminal. Além de serem levadas para zonas de segurança e de embarque no avião sem serem manuseadas por qualquer outra pessoa que não seja os próprios passageiros.

A escolha do nome Leo é uma homenagem ao gênio renascentista italiano Leonardo da Vinci. Ao tocar a interface scan&fly do Leo, são abertas as portas do compartimento de bagagem para permitir que os passageiros coloquem as malas no interior. Depois que os passageiros digitalizaram seus cartões de embarque, as etiquetas são impressas e podem ser anexadas à mala. Com as malas carregadas e identificadas, a porta do compartimento fecha e Leo exibe o portão de embarque e o tempo de partida. Em seguida, o robô leva as malas diretamente para a área de manuseio de bagagens, onde são classificadas e ligadas ao voo correto. As portas do robô só podem ser reabertas pelo operador de descarga de bagagem no aeroporto.

Empresas acreditam que o uso de máquinas autônomas como o Leo possam, no futuro, diminuir as malas e carrinhos nos terminais de aeroportos, reduzindo o congestionamento e tornando a circulação mais fácil. Além de aumentar consideravelmente a segurança.

Para assistir Leo em ação no Aeroporto de Genebra, clique aqui 

Redação
Publicado em 31/05/2016, às 08h00 - Atualizado às 11h26


Mais Notícias