AERO Magazine
Busca

Aviação Comercial

Rimowa apresenta o Junkers F13

Grife alemã inicia produção de réplica fiel do clássico modelo da década de 1920


A grife alemã Rimowa, reconhecida por suas malas e acessórios para viagem, ingressou na história da aviação. Durante a última edição do EAA AirVenture, em Oshkosh, EUA, a marca apresentou uma réplica fiel do Junkers F13.

O modelo foi construído com base nos projetos originais e contou com o apoio da Ju-Air e da Association of the Friends of Historical Aircraft. A Rimowa anunciou que produzirá outras réplicas da aeronave sob encomenda, o que surpreendeu o mercado de aviação e da moda.

“Estou extremamente animado com este avião e posso antecipar a demanda por outras cópias no mercado” conta Dieter Morszeck, CEO da RIMOWA e neto de seu fundador. “Já estabelecemos a Rimowa Flugzeugwerke AG, com sede na Suíça, onde vamos construir o F13 em série, para atender a demanda do mercado”.

Originalmente lançado em 1919, o Junkers F13 revolucionou a construção de aeronaves comerciais. Foi o primeiro avião totalmente produzido em metal e com cabine de passageiros fechada. Curiosamente o modelo mantinha a cabine de comando aberta, similar a maiora das aeronaves da época, caraterística herdada das carruagens. O sucesso do F13 foi tamanho que logo conquisto o mundo, sendo e exportado para diversos países. No Brasil o Junkers F13 voou pela Varig e Cruzeiro do Sul. Até 1933, mais de 330 unidades foram fabricadas, das quais somente algumas podem ser encontradas em museus.

A réplica construída pela Rimowa manteve boa parte das características de voo, como a velocidade máxima de 170 km/ hora e alcance de 600 km. Embora tenha sido produzido com base no projeto original, o modelo conta com algumas atualizações, visando atender as regras de certificação e navegação atuais. O preço da aeronave é de US$ 2,2 milhões.

“Nós temos trabalhado neste projeto há muito tempo. Agradeço a toda a equipe por seus esforços incansáveis e paixão”, disse Morszeck.

Redação
Publicado em 30/07/2015, às 12h00 - Atualizado às 12h53


Mais Notícias