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Aviação Militar

RAF recebe primeiro A400M

No. LXX Squadron será o primeiro a operar o novo avião


A RAF (Royal Air Force) recebeu seu primeiro Airbus A400M Atlas, em cerimônia realizada em Brize Norton, Oxfordshire. O avião foi formalmente apresentado pelo MOD (Ministry of Defence) que adquiriu um total de 22 aviões, com previsão de entregas até 2019.

De acordo com o Air Force Board Standing Committee o primeiro esquadrão a operar o Atlas será o No. LXX Squadron, baseado na RAF Brize Norton. A previsão é que o primeiro exemplar seja declarado operacional apenas no verão de 2015 (no hemisfério norte). De acordo com a RAF serão necessários ajustes operacionais, como a continuidade do treinamento de tripulantes e de equipes de apoio.

A RAF se tornou a terceira força aérea a receber o Atlas, após a França e Turquia, e deverá substituir a frota de C-130 Hercules até 2022.

Embora tenha quase o dobro da capacidade de carga dos atuais C-130J Hercules operados pela RAF, os militares esperam contar com a mesma eficiência operacional do veterano quadrimotor americano. De acordo com a RAF, o modelo permitirá manter o perfil operacional do Hercules combinado com o alcance intercontinental do C-17 Globemaster III.

“A chegada do A400M Atlas vai acrescentar muito às nossas capacidades de defesa, aumentando a nossa capacidade de mover tropas e entregar equipamentos militares e suprimentos médicos em todo o mundo de forma rápida e eficaz” disse David Cameron,  primeiro-ministro britânico.

Com capacidade para transportar até 32 toneladas de carga, num porão otimizado para transporte paletes, helicópteros médios e veículos pesados, como os Scout e Foxhound, o Atlas é capaz de operar numa ampla gama de cenários operacionais.  O modelo também é capaz de transportar até 116 soldados, incluindo paraquedistas.

Projetado pela Airbus Defence & Space, o programa A400M foi lançado em maio de 2003, após um acordo entre sete países membros da OTAN na Europa, que encomendaram inicialmente um total de 180 aviões. A previsão inicial era que o modelo realizasse o primeiro voo em 2008, com o início das entregas ocorrendo no ano seguinte. Porém, uma série de problemas afetaram o projeto, incluindo vários contratempos durante o desenvolvimento do motor TP400-D6, desenvolvido pela Europrop International.

O primeiro voo ocorreu em dezembro de 2009 e a primeira entrega aconteceu apenas em Agosto de 2013, para a força aérea francesa. Mesmo diante das duras críticas sofridas nos últimos anos, o governo britânico continua confiante no potencial do projeto e nas plenas capacidades do Atlas, mesmo perante aos constantes cortes orçamentários.

“O programa tem estado na vanguarda da tecnologia moderna, com seus software, asas e simulador de voos produzidos no Reino Unido, criando ou garantindo trabalho para cerca de 8.000 pessoas no país” ressaltou Philip Dunne, ministro da defesa.

Porém, críticos rebatem o potencial econômico do A400M, já que além do gasto extra ao longo do programa, a Alemanha pretende vender 13 dos 53 aviões que encomendou.
“Na prática o Atlas terá 13 concorrentes novos vendidos com preço de usado num mercado já limitado” aponta Paul Enders, especialista em defesa. 

Redação
Publicado em 28/11/2014, às 08h00


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