AERO Magazine
Busca

Supersônico à venda

Quer comprar um treinador a jato supersônico?

Particular da Florida (EUA) pede US$ 1,8 milhão por um CF-5D


Um jato de treinamento CF-5D Freedom Fighter (Mach 1,3), fabricado pela Canadair sob licença da Northop, entre os anos 1960 e 1970, foi adquirido por um particular de St.Augustine, Florida (EUA) que o colocou à venda por um preço em torno dos US$ 1,8 milhão – preço de custo quando novo de fábrica, na época de sua produção em Quebec.

O proprietário atual do jato biposto afirma que a célula acumulou poucas horas de voo e incorpora vários upgrades, incluindo aviônicos e sistema de oxigênio.

A versão canadense foi uma modificação do projeto Northrop original, tendo como maior inovação, a redução da distância de pouso. A aeronave tem uma roda do nariz de duas posições, cuja perna pode ser alongada para aumentar o ângulo de ataque – o que reduz em cerca de 20%, o comprimento de pista exigida para o pouso.

O motor – fabricado igualmente sob licença – é o Orenda/GE J85-15 com pós-combustor. A sonda de reabastecimento em voo era uma necessidade prática na época, pois o CF-5 tem um alcance de apenas 1.400 km.

Ernesto Klotzel
Publicado em 03/01/2017, às 11h44 - Atualizado às 17h43


Mais Notícias