AERO Magazine
Busca

Aviação Comercial

Qatar Airways posterga chegada do A320neo

Empresa aguarda solução de restrições no motor PW1100G


A Qatar Airways deverá postergar a entrega dos novos A320neo por causa de problemas com os motores Pratt & Whitney PW1000G. Segundo fontes do setor, o motor ainda sofre com algumas restrições devido ao hardware e ao software, que após o acionamento necessita manter a marcha lenta por três minutos.

O problema impede que a aeronave inicie os procedimentos de taxi, algo considerado extremamente sério em aeroportos movimentados, podendo comprometer inclusive a utilização de slots, quando existentes.

A Pratt & Whitney trabalha na alteração no rolamento de um dos eixos do motor, assim como na atualização do software, que por segurança mantém a restrição.

A Lufthansa também negocia com a Airbus a chegada do primeiro A320neo para o final do mês, mesmo com as restrições em vigor. Segundo fontes no setor, a empresa alemã deverá impor algumas compensações financeiras enquanto o problema não for solucionado.

O PW1100G é considerado um dos mais avançados motores da atualidade e conta com uma série de inovações, como rotação e velocidade diferentes do fan do núcleo. Porém, durante a fase de certificação do A320neo, o fabricante enfrentou uma série de contratempos, como uma colisão com pássaro.

Durante as inspeções pós-incidente foi detectado um problema com um anel elástico de retenção de vedação, que estava enterrado tão profundamente no núcleo que exigiu a remoção completa e a substituição do motor. Durante a resolução, a aeronave de testes MSN6101 ficou impedida de voar por quatro meses. O segundo avião, o MSN6286, também ficou três meses no solo devido ao mesmo defeito com o anel de vedação.

Outro problema recente ocorreu durante os testes de “região quente” conduzido nos Emirados Árabes. Após uma verificação de rotina foram notadas evidências de fricção entre as lâminas do compressor de alta pressão e a parede do compressor.

A família PW1000G PurePower também será utilizada pelos novos Embraer E-Jet E2, Bombardier CSeries, Mitsubishi Regional Jet e Irkut MC-21.

Redação
Publicado em 16/12/2015, às 12h59 - Atualizado às 13h04


Mais Notícias