AERO Magazine
Busca

Elegância a bordo

Qantas cria novas e polêmicas regras de aparência para seus pilotos

Manual tem gerado insatisfação por suas exigências consideradas exageradas


Nada de vastos bigodes, mochilas, goma de mascar, piercings e brincos. Estas cinco exigências são apenas algumas das inúmeras recomendações sobre aparência e conduta que integram um volumoso manual dos novos padrões exigidos pela direção da companhia australiana Qantas para seus tripulantes.

A nova norma vem deixando os pilotos especialmente irritados pela exigência de vestirem seus novos paletós com maior frequência, especialmente quando a caminho de seus aviões. A única exceção à regra vale quando as temperaturas estiverem acima dos 27ºC ou em aeroportos localizados na região entre trópicos.

O manual de regras de apresentação é categórico: “Se V. não está com o uniforme completo (a caminho do trabalho ou no final da jornada) poderá não ser reconhecido como um piloto da Qantas”. No caminho contrário, a principal crítica baseia-se na ideia de que a companhia está em buca de "modelos de desfile de moda"

Em defesa, a empresa afirma que o que está sendo debatido é a necessidade de manutenção da imagem da companhia, sendo seus tripulantes “um confiável e experiente embaixador da marca Qantas”. A ação provavelmente tem origem na forte concorrência com as empresas árabes, que fazem uso de uma imagem impecável de seus funcionários.

Ernesto Klotzel
Publicado em 27/10/2016, às 15h30 - Atualizado às 16h00


Mais Notícias