AERO Magazine
Busca

Indústria

Produção do primeiro T-Xc avança

Novaer divulga que o primeiro protótipo desta nova aeronave brasileira está em fase avançada de construção


A Novaer divulgou que estão prontas todas as peças primárias do protótipo do treinador T-Xc, bem como muitos dos seus conjuntos estruturais. Entre os componentes finalizados estão todas as superfícies de comando, cone de cauda e partes estruturais primárias da fuselagem.

O protótipo encontra-se em fase de montagem, na qual são feitas a colagem dos conjuntos e integração dos sistemas. Segundo a Novaer, está em andamento a colagem das nervuras nas asas (a longarina principal está colada), instalação dos sistemas e das superfícies de comando nas asas e nas empenagens. As próximas etapas serão a colagem das cavernas, instalação dos sistemas na fuselagem, ensaio de carga limite nas asas, ligação da fuselagem central com o cone de cauda e ligação asa-fuselagem. Ao final do processo, serão instalados os equipamentos (motor, sistemas elétricos, aviônicos e instrumentos, comandos de voo) em preparação para os testes de solo e voo.

O T-Xc é a designação genérica de um projeto da Novaer para um projeto de engenharia voltado para o desenvolvimento de um avião monomotor, de asa baixa, construído em materiais compostos. O projeto visa atender a uma futura demanda da FAB para um treinador primário e também o mercado de aviação civil. A versão militar será homologada como acrobática, possuindo dois lugares, e terá como foco o mercado de ensino aeronáutico.

Já a versão utilitária tem como foco atender ao mercado de aviação geral, com homologação não-acrobática e capacidade para quatro pessoas.

Redação
Publicado em 02/12/2013, às 15h24


Mais Notícias