AERO Magazine
Busca

Astronauta hispânica

Primeira astronauta de origem hispânica no Hall da Fama dos astronautas dos Estados Unidos

Diretora do Centro Espacial Johnson, Ellen Ochoa foi a primeira hispânica no espaço


Astronauta veterana da NASA, Ellen Ochoa, Ph.D., foi a primeira mulher de origem hispânica a viajar para o espaço e 11ª Diretora do Centro Espacial Johnson (JSC) em Houston, Texas, será incorporada ao Hall da Fama dos Astronautas dos Estados Unidos.

Ochoa ingressou na NASA em 1988 como engenheira de pesquisas no Centro de Pesquisas Ames, no Vale do Silício, Califórnia, mudando para o JSC em 1990, quando foi escolhida como candidata a astronauta. Após completar o programa de treinamento, participou de uma missão de nove dias a bordo do Space Shuttle (Ônibus Espacial) Discoveryem 1993, realizando estudos atmosféricos para melhor compreensão dos efeitos da atividade solar no clima e ambincia da Terra.

Nascida na Califórnia, Ochoa, que já realizou quatro voos espaciais, totalizando perto de 1.000 horas em órbita, recebeu seu primeiro diploma (Bacharel em Ciências) em física na Universidade Estadual de San Diego e o mestrado e doutorado na Universidade de Stanford, Palo Alto, Califórnia.

Como engenheira de pesquisas na Sandia National Laboratories, em Livermore, Califórnia, Ochoa estudou sistemas ópticos para o processamento de informações sendo co-inventora de três patentes e autora de vários artigos técnicos. 

Ochoa é a primeira diretora hispânica do JSC e segunda do gênero feminino. Ela recebeu a mais alta comenda da NASA, a Distinguished Service Medal e ainda a Presidential Distinguished Rank Award concedida a executivos-senior no governo federal. Cinco escolas receberam seu nome, e ganhou muitos prêmios ao longo do tempo. Ellen Ochoa é membro de várias associações para o fomento da ciência e voltadas para atividades aeroespaciais e participa de vários conselhos consultivos.

Ernesto Klotzel
Publicado em 20/02/2017, às 14h17 - Atualizado às 14h26


Mais Notícias