AERO Magazine
Busca

Depois de mais de 10 anos

Planador bate recorde mundial de altitude próximo da fronteira espacial

Projeto Perlan 2 da Airbus atinge 52.172 pés e pretende chegar aos 90.000 pés


O planador Perlan 2 da Airbus entra para a história estabelecendo novo recorde mundial de altitude para um planador ao atingir 52.172 pés, quebrando o recorde estabelecido pelo Perlan 1 em 2006.

O voo ocorreu dentro do Perlan Mission II, que se mantém como a primeira iniciativa do mundo em tentar estabelecer voos com planadores na fronteira do espaço. O recorde ocorreu durante um voo na região da Patagônia, na Argentina.

“Estamos comemorando hoje uma incrível vitória em inovação aeroespacial e descoberta científica”, disse Ed Warnock, CEO do Projeto Perlan. “Continuaremos a buscar altitudes ainda mais elevadas e prosseguiremos em nossas experiências científicas para explorar os mistérios da estratosfera”.

O piloto Jim Payne e o copiloto Morgan Sandercock realizaram o histórico voo partidon do aeroporto internacional Comandante Armando Tola em El Calafate, na Argentina.

O recorde anterior, com o Perlan 1, não pressurizado, era de 50.727 pés de altitude e foi conduzido pelo fundador do projeto Perlan Einar Enevoldson, juntamente com o principal patrocinador do projeto Steve Fossett.

A Perlan Mission II utiliza os fenômenos climáticos chamados ondas estratosféricas de montanha, correntes de ar ascendentes que são significativamente ampliadas pelo vórtice polar que ocorrer apenas algumas vezes por ano em poucos alguns lugares da terra. A área em torno de El Calafate, situado na Cordilheira dos Andes na Argentina, é um dos raros locais onde essas correntes de ar em ascensão podem atingir a estratosfera.

Após a conclusão da temporada de voos de planador nas ondas de montanha da Argentina, a Perlan Mission II da Airbus retornará a Minden, Nevada, EUA, onde a equipe formada inteiramente por voluntários modificará e melhorará o modelo. O objetivo do Projeto Perlan é tentar atingir 90 mil pés, um recorde mundial de altitude para qualquer voo de aeronave com asas, com ou sem motor.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 04/09/2017, às 16h00 - Atualizado às 21h47


Mais Notícias