AERO Magazine
Busca

Aviação Militar

Pilotos iniciam treinamento no P-95 modernizado

Bandeirulha possui nova suíte de aviônicos e pode rastrear alvos até 160 km de distância


Desde a última segunda-feira (05), o primeiro P-95M Bandeirulha modernizado está na Base Aérea de Natal (BANT) e está sendo empregado no processo de formação de novos pilotos.

A aeronave  aeronave, recém-chegada do Parque de Material Aeronáutico dos Afonsos (PAMA-AF) está voando com pilotos do Esquadrão Rumba (1º/5º GAv), unidade aérea responsável pela especialização dos oficiais na aviação de transporte e patrulha. Até o ano passado, as instruções de patrulha marítima eram feitas no C-95 Bandeirante modernizado e nos P-95 ainda com aviônica antiga.

As instruções com a aeronave modernizada são feitas por pilotos do Esquadrão Phoenix (2º/7º GAV), unidade sediada em Florianópolis (SC) que recebeu o primeiro P-95M. A transição operacional do C-95M para a nova aeronave é considerado um ganho para os novos patrulheiros.

 “A parte de aviônica é praticamente igual [dos C-95 Modernizado], com as quatro telas que dão todas as informações do voo. Então é muito mais fácil essa transição, o que significa que ele [o piloto] vai chegar mais rápido nessa evolução operacional”, afirma o instrutor, Capitão Erick Luiz Pereira, sobre os inúmeros benefícios da nova aeronave.

O P-95M conta com radar Seaspray 500E e tem condições de detectar navios de grande porte a até 160 quilômetros. A capacidade de imagem do novo equipamento possibilita acompanhar cerca de cem alvos, ao mesmo. Além disso, o novo avião conta com novos sistemas eletrônicos, como suíte aviônica integrada, que a consciência situacional dos pilotos reduzindo a fadiga de voo.

“Conseguimos procurar navios ou embarcações que estejam em perigo e detectar com mais facilidade. Dependendo da posição, conseguimos tirar uma foto do navio e saber se é o que estamos procurando ou não. Ou se for o caso, dentro da nossa parte de busca e salvamento, conseguimos analisar se aquilo é um bote ou um sobrevivente que estaria precisando de um resgate nosso”, diz o Capitão Luiz.

Redação
Publicado em 09/10/2015, às 16h00 - Atualizado às 16h35


Mais Notícias