AERO Magazine
Busca

Aviação Executiva

Pilatus realiza roll out do PC-24

Cerimônia inusitada contou com 25.000 convidados


A Pilatus realizou o roll-out do novo PC-24 numa cerimônia incomum e surpreendente. A apresentação do avião ocorreu durante o Dia Nacional da Suíça, numa festa que contou com a presença de 25.000 pessoas.

A cerimônia ocorreu no aeródromo de Buochs, na região central da Suíça, e teve início às 12h35, quando 24 cavalos (escolhidos por simbolizar o nome do avião que é considerado um cavalo de batalha) puxaram o primeiro protótipo para o palco principal.

Foto: Pilatus

O lançamento foi precedido por um sobrevoo com todas os modelos de aeronaves já produzidos pela Pilatus em seus 75 anos. A apresentação ainda contou com a participação de mais de 120 artistas e 160 filhos de funcionários, que foram os convidados especiais da festa.

Embora em clima de festa, o lançamento do PC-24 ainda é visto por diversos analistas com ceticismo. Estudos conduzidos pela Embraer e Bombardier apontam que mais de 7.500 aviões da mesma categoria estarão em operação em 2017, ano que o modelo deverá começar a ser entregue. O que mostra a rivalidade do segmento e os desafios da Pilatus em se estabelecer num dos nichos mais competitivos da aviação executiva.

Foto: Pilatus

Entretanto, Oscar J. Schwenk, presidente do Conselho de Administração da Pilatus, se mostrou entusiasmado com o novo PC-24 e mostra que o modelo segue com as vendas dentro do planejado. Durante a EBACE 2014, a Pilatus confirmou possuir 84 pedidos firmes em careteira, exatamente o número de aeronaves planejando para os primeiros três anos de produção. O que significa que todas as posições de entregas no período de 2017 à 2019 já estão vendidas.

O modelo tem como foco os operadores que tradicionalmente utilizam aeronaves turbo-hélice, como o PC-12 e King Air, assim como operadores governamentais, aeromédicos e ainda empresas de transporte de carga aérea expressa. 

Redação
Publicado em 05/08/2014, às 17h00 - Atualizado em 06/08/2014, às 02h13


Mais Notícias