AERO Magazine
Busca

Especial

Pilatus apresenta PC-24 na NBAA

Jato é o primeiro da categoria com capacidade de operar em pistas não preparadas


Acontece na NBAA 2016 by

A Pilatus apresentará o PC-24 durante a NBAA Business Aviation Convention & Exhibition. O protótipo que está em fase avançada de certificação estará presente na exposição estática, realizando sua primeira aparição pública nos Estados Unidos.

Os visitantes poderão ver o segundo protótipo P02, na próxima quarta-feira, dia 2 de novembro. O modelo está em fase de testes e interrompeu momentaneamente o cronograma de certificação para ser exibido ao lado do PC-12NG.

Atualmente o programa conta com dois PC-24 que estão em fase avançada do processo de certificação, tendo concluído com sucesso uma série de voos de alta performance. O segundo protótipo está baseado nos Estados Unidos e, embora não tenha realizado uma apresentação pública, tem sido submetido a ensaios em ambientes quente e frios, além de condições de ensaios em aviônicos e piloto automático.

O primeiro protótipo, P01, continua na Europa, atualmente realizando voos de verificação aerodinâmica em desempenho. Um dos marcos importantes do programa foi o congelamento do design aerodinâmico, no início de outubro.

Atualmente, os dois aviões acumulam mais de 1.000 horas em quase 600 voos de testes. De acordo com a Pilatus, os resultados preliminares mostram uma performance ligeiramente superior a planejada inicialmente, especialmente após refinos aerodinâmicos realizados nos protótipos.

O PC-24 será o primeiro avião de negócios a jato com capacidade de operar em pistas não preparadas, além de contar com uma ampla porta de cargas, similar ao existente no PC-12.

Redação
Publicado em 28/10/2016, às 18h28 - Atualizado em 31/10/2016, às 12h01


Mais Notícias